Dados do Trabalho


Título

FENOMENO DE LUCIO: UMA APRESENTAÇAO CLINICA GRAVE E INABITUAL DE HANSENIASE - UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A Hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica altamente contagiosa e de baixa morbidade, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Tem como forma de transmissão o contato íntimo e prolongado com portadores bacilíferos, por meio da inalação de bacilos. Já o Fenômeno de Lúcio é uma apresentação clínica incomum, geralmente observada em pacientes com Hanseníase multibacilar não tratada e é considerada uma emergência médica potencialmente ameaçadora a vida. É considerada uma entidade de difícil diagnóstico, principalmente em áreas não endêmicas.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente previamente hígido, com histórico de privação de liberdade, diagnosticado com Hanseníase apresentando lesões cutâneas compatíveis com Fenômeno de Lúcio.

Delineamento e Métodos

O trabalho foi elaborado a partir de informações colhidas em prontuário eletrônico do paciente em questão, bem como exames laboratoriais e anatomopatológicos.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 43 anos, buscou pronto atendimento por surgimento de lesões avermelhadas em membros inferiores há 4 dias com evolução progressiva, associadas a artralgia, febre não aferida, parestesias e linfonodomegalia dolorosa em região inguinal. Paciente negava comorbidades e uso de medicações diariamente, possuía apenas histórico de tabagismo 25 anos.maço, e histórico de privação de liberdade.
Ao exame físico, paciente apresentava-se em bom estado geral, calmo, consciente, afebril, com lesões violáceas ulcerosas, interligadas, com placas necróticas, e manchas avermelhadas que não desaparecem à digitopressão em membros inferiores.
Paciente foi então internado para melhor elucidação diagnóstica sob a hipótese vasculite limitada à pele. Solicitados exames laboratoriais para complementação diagnóstica. Quando colhidos resultados de exames constatou-se apenas consumo de complemento, sem melhora das lesões ao uso de corticoide, optou-se por estender a investigação com biópsia da pele e linfonodomegalia evidenciando linfadenite com numerosos macrófagos vacuolados contendo alguns bacilos à coloração especial (sugestivas de células de Virchow); Biópsia de lesão cutânea evidenciando dermatite crônica granulomatosa com necrose da epiderme e vasculite de pequenos vasos superficiais e presença de macrófagos contendo alguns bacilos sugestivos de M. leprae.

Conclusões/Considerações Finais

O caso evidencia a importância do conhecimento desta comorbidade para adequado diagnóstico e tratamento, no intuito de reduzir a potencial morbimortalidade da mesma.

Palavras Chave

Multibacillary Leprosies
Multibacillary Leprosy
Lucio's Phenomenon

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UEM - Paraná - Brasil

Autores

ISABELA SORGI VONSOWSKI, LEONARDO BAGGIO VIOLADA, MARIANA FERREIRA ALMEIDA