Dados do Trabalho


Título

USO DA TERIPARATIDA APÓS BYPASS GÁSTRICO EM PACIENTE COM HIPOPARATIREOIDISMO PRIMÁRIO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Estudos demonstram o uso da teriparatida [hormônio paratireoideano humano recombinante (1-34)] no tratamento do hipoparatireoidismo de difícil controle, possibilitando manutenção da calcemia com menores doses de cálcio e vitamina D.

Objetivos

Relatar caso de hipoparatireoidismo pós-cirúrgico com hipocalcemia grave após cirurgia bariátrica.

Delineamento e Métodos

As informações neste relato de caso foram obtidas através de revisão de prontuário e exames laboratoriais. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos.

Resultados

Paciente Y., sexo feminino, 37 anos, submetida a tireoidectomia total em fevereiro de 2019 por nódulo de tireoide suspeito de malignidade. No anatomopatológico, constatou-se carcinoma papilífero com presença de duas paratireóides. Após procedimento, desenvolveu hipoparatireoidismo com necessidade de reposição de cálcio e calcitriol. Fazia uso diário de 500mg de Citrato de Cálcio e 0,25mcg de Calcitriol, mantendo cálcio no limite inferior da normalidade. Ademais, apresentava obesidade grau III com desejo de realizar cirurgia bariátrica – não recomendada devido ao risco de agravamento da hipocalcemia por redução na absorção do cálcio intestinal. Entretanto, apesar da contraindicação, Y., foi submetida ao procedimento de bypass gástrico em Y de Roux em dezembro de 2019. Após 30 dias, necessitou internação por cãibras, parestesias e palpitação, sendo constatada hipocalcemia grave (cálcio sérico 5,9mg/dl). Nessa ocasião, foi manejada com reposição endovenosa de cálcio e aumento das doses orais diárias de cálcio para 3g (dose máxima tolerada por efeitos adversos gastrointestinais) e de calcitriol para 1mcg. Contudo, não foi possível estabilizar a calcemia, sendo necessária administração endovenosa semanal. Foi indicada reversão do bypass para a melhora na absorção intestinal de cálcio, mas paciente recusou devido ao risco de ganho de peso. Desse modo, foi optado por iniciar Teriparatida 20mg subcutânea uma vez ao dia, após pesquisas que demonstraram estabilização da calcemia com redução das doses de cálcio. Após início da medicação, houve normalização dos níveis de cálcio (cálcio sérico 9,9mg/dl) e redução da dose diária de Cálcio para 1g e de Calcitriol para 0,5mcg.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado traz à luz o uso da Teriparatida como terapia em pacientes com hipoparatireoidismo de difícil controle após bypass gástrico.

Palavras Chave

Hipoparatireoidismo; Derivação Jejunoileal; Hormônio Paratireoideo Humano (1-34).

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

YASMIN BENETTI MARTELLO, NATALIA DEMARCO KIELEK, DÉBORA ALVES PEREIRA, BÁRBARA CRISTINA GABRIELLE , ALESSANDRA NODARI GIOLLO