Dados do Trabalho


Título

ANALISE EPIDEMIOLOGICA DA EMBOLIA PULMONAR EM PACIENTES DA REGIAO NORTE NO PERIODO DE 2019 A 2022

Fundamentação teórica/Introdução

A embolia pulmonar é um quadro em que um ou mais vasos pulmonares ficam obstruídos por um coágulo que pode ser resultado de uma trombose venosa profunda. É um quadro agudo que pode evoluir, principalmente, com insuficiência cardíaca e respiratória.

Objetivos

Analisar e elucidar dados atualizados em relação ao perfil epidemiológico dos casos de embolia pulmonar na região norte entre os anos de 2019 a 2022.

Delineamento e Métodos

Realizamos um estudo epidemiológico descritivo de natureza quantitativa, utilizando o Sistema de Informações Hospitalares do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A pesquisa analisou pacientes da região norte admitidos devido a embolia pulmonar no período de 2019 a 2022. As variáveis incluíram o número total de casos, sexo, faixa etária, caráter de atendimento e cor/etnia dos pacientes

Resultados

Ocorreram 705 internações no período analisado, diante disso, 56,09% das internações foram em pacientes do sexo feminino e 85,81% foram atendidos em caráter de urgência. A faixa etária dos pacientes se distribuiu da seguinte forma: 72 casos (até 29 anos), 329 casos (30 a 59 anos) e 304 casos (60 anos ou mais). Em termos étnicos, 60,42% dos pacientes eram pardos, 10,11% brancos, 3,69% amarelos, 1,70% pretos e 24,11% das internações não havia essa informação disponível.

Conclusões/Considerações Finais

A embolia pulmonar é uma patologia de extrema gravidade, requerendo urgência e tratamento adequado. A disseminação do conhecimento acerca dos fatores de risco e sintomas pode viabilizar a detecção precoce, possibilitando intervenções terapêuticas que podem ser determinantes para a sobrevida. Além disso, como podemos detectar na pesquisa, quase que a totalidade dos casos foram atendidos em caráter de urgência o que revela a gravidade do quadro e denota a importância da identificação precoce dos sintomas. Diante disso, por meio de ações educativas e conscientização pública, almejamos que um maior contingente populacional esteja devidamente informado acerca dessa condição, motivando a busca imediata por assistência médica, com a consequente redução da morbidade e mortalidade associadas à embolia pulmonar.

Palavras Chave

Embolia pulmonar; Trombose venosa; Insuficiência cardíaca.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

FERLIANE MARQUES DE OLIVEIRA, THALITA RODRIGUES LIMA GOULART, GIOVANA ROCHA GUIDA, AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, RAYSA PEREIRA DE SOUSA BARROS