Dados do Trabalho


Título

DOENÇA CORONARIANA OBSTRUTIVA DE PADRAO TRIARTERIAL NA CINEANGIOCORONARIOGRAFIA EM HOSPITAL DE JOAO PESSOA: PRINCIPAIS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS.

Fundamentação teórica/Introdução

As síndromes coronarianas agudas (SCA) são grandes representantes da maior parte dos quadros de dor torácica aguda, e altas taxas de mortalidade em ambiente de emergência. A obstrução de padrão triarterial, foco do presente instrumento, refere-se ao quadro obstrutivo coronariano em que, três artérias sejam elas dos ramos principais, ou de ramos menores ocorrem a oclusão, denotando maior gravidade.

Objetivos

O objetivo do trabalho reside no estabelecimento de relação causal entre os principais fatores de risco e o desenvolvimento de SCA triarterial, evidenciado em cineangiocoronariografia, por meio da análise de casos em grande hospital universitário de João Pessoa (HUNE – Hospital Universitário Nova Esperança).

Delineamento e Métodos

Os dados foram analisados descritivamente por meio de frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e das medidas: média, desvio padrão, valor mínimo, P25, mediana, P75 e valor máximo para as variáveis numéricas. Foram utilizados também o teste Exato de Fisher e Mann-Whitney. A idade dos pacientes variou de 48 a 82 anos, teve média de 66,00 anos, desvio padrão de 10,07 anos e mediana de 69,00 anos.

Resultados

Em geral, quando analisamos a totalidade dos pacientes, a artéria mais acometida foi a Descendente anterior (DA), presente em 100% dos casos, seguida das artérias Circunflexa(CX) e Coronária Direita (CD), que totalizaram ambas, igualmente, 85% dos casos.
Em relação a significância da obstrução, entre pacientes portadores de Diabetes Mellitus(DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS) temos dados consonantes, onde a artéria DA foi a primariamente mais acometida, respectivamente 86,5% e 94%, e segundamente a CD, respectivamente 66% e 77% entre as duas comorbidades. A única distinção do estudo se deu nos pacientes tabagistas onde se encontrou acometimento significante de DA e CD em 100% dos indivíduos.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, pode ser explícito o predomínio associativo de pacientes com HAS na amostra estudada em relação aos pacientes portadores de DM. Adjunto a isso, se faz digna de ressalva a peculiaridade de acometimento concomitante de DA e CD no extrato de tabagistas estudados. E por fim, utilizando desse conhecimento, pode-se adequar a prática clínica e cirúrgica para uma abordagem resolutiva e segura de tais incidências.

Palavras Chave

Descritores:Doença coronariana. Obstrução Triarterial. Cineangiocoronariografia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

EMANUEL FRANCISCO DE CARVALHO PINTO, VITOR PEDRO LIRA DE ANDRADE, RODRIGO BARACUHY DA FRANCA PEREIRA , DÉBORA MARQUES MIRANDA SANTANDER , GEORGE ROBSON IBIAPINA