Dados do Trabalho


Título

DESEMPENHO ACADEMICO NA ABORDAGEM DE DOENÇAS INFECCIOSAS EM DIFERENTES MOMENTOS DA GRADUAÇAO DE MEDICINA EM UNIVERSIDADE PUBLICA

Fundamentação teórica/Introdução

Inquéritos sobre aprendizado são úteis como avaliação da qualidade de ensino e grau de interesse dos alunos por determinada área.

Objetivos

Avaliar o desempenho de alunos de medicina em relação a questões sobre doenças infecciosas, testes diagnósticos e prescrição de antimicrobiano. Foram avaliadas três turmas de medicina em uma universidade Estadual do Paraná, em duas fases pré-definidas do curso.

Delineamento e Métodos

O estudo avaliou alunos aprovados na disciplina de doenças infecciosas em dois momentos: ao final do terceiro ano e no internato. Os alunos responderam questionários anônimos com questões objetivas baseadas em casos clínicos sobre temas como amigdalite bacteriana, pneumonia, pielonefrite, meningite, infecções de pele, infecções por herpes zoster, dengue, tuberculose, leptospirose, sífilis, HIV, infecção do sítio cirúrgico e infecção de cateter venoso central. Além disso, foram abordadas situações onde o uso de antimicrobianos é desnecessário e o conhecimento sobre resistência microbiana. Após a avaliação, os alunos responderam a um questionário de autoavaliação, classificando-se de 0 a 10 em critérios como diagnóstico clínico, interpretação de resultados diagnósticos e conhecimento terapêutico. Também avaliaram o plano pedagógico, atribuindo notas de 0 a 10 para aulas expositivas, tutoriais, discussões de casos clínicos, visitas práticas e atendimento ambulatorial. As avaliações foram realizadas presencialmente ou virtualmente, com questões postadas no aplicativo Socrative® e duração de 90 minutos.

Resultados

No total, 76 alunos responderam ao questionário na fase 1 e 63 dos mesmos alunos responderam novamente na fase 2. Em todas as avaliações, a média de desempenho das três turmas foi acima de 7, sendo considerada suficiente para o nível de suficiência pré-definido. A turma B obteve a maior média e o maior número de alunos atingindo o nível de suficiência em ambas as fases. Já a turma A teve 40% dos avaliados abaixo do nível de suficiência na fase 1, e a turma C teve 20% dos avaliados abaixo desse nível na fase 2. Em relação a sua autoavaliação, eles se autoavaliaram positivamente, com uma melhora na autoconfiança no decorrer do curso. Na avaliação do plano pedagógico, os alunos também se mostraram satisfeitos, especialmente na turma B, que avaliou com notas mais altas.

Conclusões/Considerações Finais

Esse estudo fornece dados úteis para direcionar práticas pedagógicas e engajar os alunos nas áreas estudadas, validando a diversidade nas técnicas de ensino.

Palavras Chave

Infectologia; Escola de Medicina; Faculdades de Saúde Pública; Avaliação de Desempenho

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Autores

FELIPE CAMARGO FERREIRA, PAULA VIRGIA MICHELON TOLEDO, JOÃO PEDRO WARDANI DE CASTRO, MARCOS VINICIUS BLASIUS GOMES, ANA LUIZA DA LUZ SILVA