Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE TAKOTSUBO NA AMAZONIA OCIDENTAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A cardiopatia induzida por estresse emocional, chamada de Síndrome de Takotsubo, é caracterizada pela presença de movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo (VE), com acentuação da cinética da base ventricular. Os sintomas abrangem dor torácica aguda e dispneia, associadas a alterações eletrocardiográficas.

Objetivos

Discutir um caso clínico de difícil diagnóstico sobre a Síndrome de Takotsubo na Amazônia Ocidental.

Delineamento e Métodos

Feminino, 74 anos, branca, aposentada e casada, com queixa de “fraqueza do lado direito do corpo”, buscou atendimento no Pronto Socorro de Rio Branco - Acre com um quadro de hemiparesia à direita, súbita, associada à disartria e afasia há cerca de 7 horas.
Ao exame físico: taquipneica, pressão arterial 160x80mmHg, saturando bem em ar ambiente. No aparelho cardiovascular, abdome e extremidades, sem alterações. No aparelho respiratório, ritmo respiratório irregular, mas sem tiragem intercostal. No neurológico, Glasgow 9/15, pupilas puntiformes e isofotorreagentes.
Durante a internação, evoluiu com dor retroesternal, de intensidade 8/10, que irradiava para o braço esquerdo, sem sintomas associados.
Exames laboratoriais como hemograma, bioquímica, enzimas cardíacas seriadas e marcadores de lesão muscular, sem alterações. Exames de imagem como tomografias de tórax e crânio com e sem contraste, sem alterações relevantes. Em ecocardiograma, presença de cardiomiopatia segmentar com disfunção sistólica moderada de VE em repouso e discinesia em região apical com hipocinesia em parede septal de VE. No eletrocardiograma há presença de Supra de ST de V1-V5. Por fim, um cateterismo diagnóstico sem alterações.

Resultados

A Síndrome de Takotsubo pode se assemelhar a uma Síndrome Coronariana Aguda (SCA). Embora a causa seja indefinida, acredita-se que a estimulação simpática exagerada possua um papel central na fisiopatologia. Estudos mostram o espessamento septal como fator fundamental, pois provoca uma divisão do ventrículo esquerdo, levando a um balonamento na região apical. Na epidemiologia, é mais comum em mulheres de 60 a 75 anos.

Conclusões/Considerações Finais

Diante disso, não foi evidenciado um fator de estresse emocional, mas a composição do caso permitiu concluir o diagnóstico de Síndrome de Takotsubo. Assim, deve-se enaltecer a importância dessa síndrome como um diagnóstico diferencial da Síndrome Coronariana Aguda.

Palavras Chave

Síndrome de Takotsubo, Amazônia Ocidental, Cardiologia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UFAC - Universidade Federal do Acre - Acre - Brasil

Autores

FRANCISCA ALESSANDRA LIMA DE SOUZA, VITOR HUGO LEOCADIO DE OLIVEIRA , DÉBORA PRISCILLA ARAÚJO MACIEL , LUANA LIVELLI BECKER , ODILSON MARCOS SILVESTRE