Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA METFORMINA VERSUS INSULINA NA GRAVIDEZ: UMA REVISAO SISTEMATICA E METANALISE

Fundamentação teórica/Introdução

A metformina é uma das terapias mais utilizadas para diabetes mellitus. No entanto, a insulina é o tratamento padrão para diabetes mellitus gestacional, uma vez que o benefício potencial e os riscos da metformina durante a gravidez ainda são controversos.

Objetivos

Avaliar e comparar os efeitos da metformina e da insulina na tentativa de reduzir as complicações da gravidez.

Delineamento e Métodos

Realizou-se uma revisão sistemática e metanálise de acordo com as recomendações dos Itens Preferenciais de Relatórios para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Os bancos de dados PubMed, Scopus e Web of Science foram pesquisados em busca de estudo avaliando os resultados em filhos de mulheres com diabetes mellitus gestacional (DMG) expostas à metformina ou insulina durante a gravidez. A análise estatística foi realizada usando RevMan 5.4.1 usando modelos de efeitos aleatórios DerSimonian e Laird. A heterogeneidade foi examinada com o teste Cochran Q e estatísticas I². Um valor de p<0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados

Catorze estudos, todos ensaios clínicos randomizados, foram incluídos na análise, envolvendo uma população de 2.716 recém-nascidos, dos quais 1.352 (49.7%) eram filhos de gestantes tratadas com metformina e 1.364 (50.2%) com insulina. Comparado ao grupo controle, houve uma redução estatisticamente significante na incidência de macrossomia (OR 0.53; 95% Cl, 0.28-0.99; p=0.05; I²=0%), de hipoglicemia (OR 0.66; 95% Cl, 0.46-0.94; p=0.02; I²=21%) e de admissão na UTI neonatal (OR 0.76; 95% Cl, 0.60-0.98; p=0.03; I²=34%) nos bebês de gestantes tratadas com metformina. Não houve diferença estatística na ocorrência de preeclampsia entre as gestantes do grupo metformina e as do grupo insulina (49,34% vs 50,66%; OR 0.65; 95% Cl, 0.32-1.32; p=0.23; I²=0%).

Conclusões/Considerações Finais

O uso de metformina em mulheres com diabetes mellitus gestacional não está associado a efeitos adversos na prole, quando comparado à insulina. Assim, a metformina pode ser considerada uma opção segura para uso durante a gravidez.

Palavras Chave

Metformina; Insulina; Diabetes Mellitus Gestacional.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

NATALIA MENEZES NUNES DE OLIVEIRA, MARIA JÚLIA ORDONIO PIRES, MARIA EDUARDA CAVALCANTI SOUZA, FRANCISCO CEZAR AQUINO DE MORAES, ANNA LUÍZA SOARES DE OLIVEIRA RODRIGUES