Dados do Trabalho


Título

Sucesso terapêutico com uso de sulfato de zinco no tratamento de verrugas múltiplas, em uma paciente de 6 anos: Relato de caso.

Fundamentação teórica/Introdução

As verrugas são crescimentos epidérmicos comuns causados por vários tipos de papilomavírus humano (HPV). Elas têm uma aparência desagradável e são principalmente assintomáticos. No que concerne ao tratamento de verrugas múltiplas e recalcitrantes, o sulfato de zinco tem uma função imunomoduladora e desempenha um papel importante no aumento da imunidade celular e humoral. Assim, é utilizado no tratamento de diferentes doenças cutâneas e sistêmicas. Utilizado nas suas formas orais ou tópicas, o sulfato de zinco intralesional tem apresentado sucesso no tratamento de diferentes tipos de verrugas (Nofal et al., 2022).

Objetivos

Relatar o uso de terapêuticas alternativas no tratamento de verrugas; Demonstrar a eficácia do sulfato de zinco em pacientes com verrugas refratárias; Difundir na comunidade médica a aplicabilidade de mediações não-convencionais na dermatologia.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso responsável por associar o uso de sulfato de zinco ao sucesso terapêutico no que concerne ao tratamento de verrugas múltiplas e recalcitrantes. As informações foram obtidas após acompanhamento do tratamento de uma paciente de 6 anos, por uma médica especialista assistente.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 6 anos, 23kg, apresentando quadro de verrugas múltiplas, recalcitrantes, tratado, inicialmente, com ácido salicílico, mas sem apresentar sucesso terapêutico. Logo, foi indicado o uso de sulfato de zinco 10mg/kg/dia, fracionado de 8/8h, sendo assim, 230mg/dia subdivididas em 3 doses, a partir de evidências científicas desse tratamento. Após 4 meses, foi-se observado remissão das lesões.

Conclusões/Considerações Finais

Destarte, evidencia-se que as verrugas são crescimentos epidérmicos causados pelo vírus do papilomavírus humano (HPV), não obstante, entende-se que essas apresentaram remissão excepcional com uso de sulfato de zinco, em dose-peso dependente, após insucessos terapêuticos com outros tratamentos convencionais, como o ácido salicílico. Constituindo-se, portanto, como uma boa opção terapêutica para o tratamento de verrugas múltiplas.

Palavras Chave

Multiple warts and zinc sulfate

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Veredas - Alagoas - Brasil, UNIT/AL- AFYA - Alagoas - Brasil

Autores

ANGEL LIZ BISPO DE SOUSA, MARIA LAMENHA CAVALCANTE MELO, Brenda Hellen Vieira MARTINS, FABIO JOSÉ DA SILVA JUNIOR, BEATRIZ VALIANTE ALVES DA SILVA