Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: TUMOR NEUROENDOCRINO DE SITIO INDETERMINADO COM SINDROME CARCINOIDE ASSOCIADA

Fundamentação teórica/Introdução

Tumores neuroendócrinos são neoplasias encontradas principalmente no trato gastrointestinal, pulmões, ovários e testículos, e podem ser secretivas ou não secretivas, gerando síndromes decorrentes do hormônio secretado em excesso. Costumam apresentar crescimento lento e curso indolente, e o tratamento vai depender do estadiamento, do prognóstico e do performance status do paciente, variando desde a retirada completa do tumor ao controle sintomático das síndromes associadas.

Objetivos

O objetivo consiste em expor um caso sobre tumor neuroendócrino funcionante, associado a síndrome carcinoide.

Delineamento e Métodos

A metodologia consiste em um relato de caso

Resultados

Paciente feminina, 64 anos, hipertensa, internou no Hospital Federal de Ipanema em maio/23 para investigação de massa hepática, de 22cm em lobo direito. Foi realizada biópsia, sendo posicionado dreno em lesão hepática, por saída de grande quantidade de conteúdo acastanhado na punção. Recebeu alta com o dispositivo, devido a alto débito, mantendo acompanhamento ambulatorial e aguardando o histopatológico. A biópsia evidenciou tumor neuroendócrino bem diferenciado, com positividade de cromogranina A e Ki67 10%. Paciente retornou em 2 meses com quadro de diarreia subaguda, rash malar, perda ponderal de 8kgs, alteração do conteúdo do dreno, aumento do débito (800ml/dia) e odor fétido. Foi internada, iniciado antibioticoterapia e reposição volêmica. Exames com leucometria aumentada, imagem de dreno bem posicionado, e ecocardiograma com insuficiência tricúspide grave. Pela suspeita de síndrome carcinoide, foi solicitado Octreoscan e dosagem de 5-HIAA, porém, ambos foram negados. Optou-se por prova terapêutica com Octreotide. Paciente evoluiu com melhora do quadro infeccioso, resolução da diarreia e redução do débito do dreno (300ml/dia). Foi passado sonda nasoentérica para melhora do aporte nutricional, considerando cirurgia em segundo momento. Paciente segue internada, com antibiótico, recuperou 6kgs, aguarda transferência para o Instituto Nacional do Câncer para dar seguimento ao tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, compreende-se a importância de investigar e tratar as possíveis síndromes associadas aos tumores neuroendócrinos, considerando a boa resposta e o prognóstico satisfatório para grande parte dos casos, além do tratamento direcionado ao tumor.

Palavras Chave

tumor neuroendocrino; sindrome carcinoide

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIANA DE ALMEIDA MACHADO, ALICIA ARAUJO DE OLIVEIRA, BIANCA GRAÇA VALINHAS, PEDRO CARVALHO, LUIZ FERNANDO CEZAR