Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE MORTALIDADE POR DOENÇA CARDIACA HIPERTENSIVA ENTRE 2011 E 2020: UMA ANALISE DE DADOS

Fundamentação teórica/Introdução

As doenças cardiovasculares (DCV) estão entre as primeiras causas de morte no Brasil, principal causa de morbidade, mortalidade e de incapacidade, representando quase um terço dos óbitos totais. Apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como principal causa global de mortalidade entre homens e mulheres, o envelhecimento populacional e o aumento na prevalência dos fatores cardiovasculares formam os principais responsáveis pelo impacto crescente das doenças cardiovasculares.

Objetivos

Avaliar o perfil de mortalidade por doença cardíaca hipertensiva utilizando a variável faixa etária entre os anos de 2011 e 2020.

Delineamento e Métodos

Estudo quantitativo descritivo, cujos dados foram obtidos por meio do Sistema Informação sobre Mortalidade (SIM) disponíveis no DATASUS/Tabet entre os dias 12 e 19 de fevereiro de 2023. Os dados foram inicialmente agrupados por faixa etária no período de 2011 e 2020. O Software utilizado foi o BioEstat 5.3, tratados utilizando o método estatístico ANOVA dois critérios, permitindo avaliar comparativamente as macrorregiões brasileiras, utilizando a variável faixa etária. Os dados foram descritos por meio de medidas de frequência simples e relativa.

Resultados

A região Sul há aumento da mortalidade em comparação ao ano de 2011 vs 2018 (p = 0.0145), não havendo diferença entre os demais anos. Já a região Sudeste e Centro-Oeste não houve diferença estatística significante (p < 0.05) entre os anos de 2011 e 2020. As regiões Nordeste e Sudeste assumem registros de óbitos em pessoas idades menores (30 e 39 anos) e maior prevalência em todos as regiões entre os maiores de 80 anos. Norte, Nordeste e Sul tiveram aumento dos óbitos por doença cardíaca hipertensiva entre os anos de 2011 e 2018, não sendo possível observar tais variações nas regiões Sudeste e Centro-oeste

Conclusões/Considerações Finais

Os achados resultam prevalência dos registros de óbitos em idades avançadas e heterogêneas nas regiões em comparação entre os anos avaliados.

Palavras Chave

Mortalidade. Doença. Cardíaca. Hipertensiva.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

famerp - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL TEIXEIRA CAGNIN, AMANDA OLIVA SPAZIANI, GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA, RAUER FERREIRA FRANCO, RAISSA SILVA FROTA