Dados do Trabalho


Título

BUSCA ATIVA DE PACIENTES HOSPITALIZADOS ELEGIVEIS PARA ATENDIMENTO DOMICILIAR

Fundamentação teórica/Introdução

O serviço de assistência domiciliar (SAD) é um serviço complementar aos cuidados realizados em setores de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar, onde integra uma categoria de atenção à saúde composta por ações de tratamento, paliação e cuidados de fim de vida, reabilitação e prevenção de agravos. É um serviço oferecido no domicílio do paciente com garantia da continuidade do cuidado.

Objetivos

Descrever a atuação da equipe multiprofissional do SAD de um hospital terciário de Mato Grosso do Sul, na busca ativa e avaliação de pacientes crônicos hospitalizados elegíveis para o atendimento domiciliar. O objetivo é reduzir a alta demanda evidenciada nos serviços hospitalares terciários, diminuição do tempo de internação, humanização do atendimento e desinstitucionalização precoce do paciente.

Delineamento e Métodos

Observacional/experimental.

Resultados

O estudo foi realizado com pacientes internados no setor de Clínica Médica, no período de 01/03/2023 à 30/06/2023. Foi feita busca ativa duas vezes por semana através da análise de prontuário eletrônico, com o objetivo de detectar precocemente aqueles com critérios de elegibilidade para admissão no SAD. Durante o levantamento de dados coletados neste intervalo, foram avaliados 165 pacientes. A faixa etária variou entre 25 à 99 anos, sendo a maior incidência de 60 à 79 anos (47,27%). Do total de pacientes avaliados, 51 (30,9%) foram admitidos no serviço. Os 114 (69,09%) restantes foram excluídos do programa devido: 50% residiam fora da área de abrangência do serviço; 10,5% evoluíram para óbito durante a internação; 16,6% possuíam rede de apoio familiar/social fragilizada; 9,64% foram transferidos para outra instituição; 7% eram inelegíveis devido outras causas; 3,5% permaneceram internados durante o período avaliado.

Conclusões/Considerações Finais

A busca ativa de pacientes elegíveis para o SAD, realizada pela equipe multiprofissional de atenção domiciliar no ambiente hospitalar, contribuiu na redução do tempo de hospitalização, na prevenção de complicações e consequências da internação prolongada, e na otimização do fluxo hospitalar, além de oferecer atendimento humanizado com garantia de continuidade de cuidado na residência do paciente.

Palavras Chave

desospitalização; atendimento domiciliar.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

VANESSA AKEMI YAMADA, ALEXANDRA REGINA CASARIN BARBOSA, ISABELA GARCIA GRANDE, YARA MARIA TEIXEIRA NEPOMUCENO, RENATA SOUZA FELICIO