Dados do Trabalho


Título

POLIRRADICULOPATIA DECORRENTE DE INFECÇAO POR STREPTOCOCCUS VIRIDANS: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O gênero Streptococcus corresponde a bactérias gram-positivas, sendo comuns patógenos humanos. O grupo conhecido como viridans, engloba mais de 30 espécies que colonizam orofaringe, trato gastrointestinal e genitourinário, podendo estar associadas a diferentes tipos de infecção, como bacteremia, endocardite e abcessos.

Objetivos

Demonstrar complicações associadas a processos infecciosos por bactérias do grupo S. viridans.

Delineamento e Métodos

Relato de caso realizado por meio da consulta de prontuários médicos.

Resultados

Paciente masculino, 65 anos, com histórico de bexiga neurogênica decorrente de um traumatismo raquimedular há 30 anos. Na admissão, referiu dor intensa em membros superiores, inferiores e região cervical, iniciada após esforço habitual. Ademais, queixou-se de dificuldade na mobilidade e hipoestesia de todos os membros. Na avaliação, notou-se presença de lesão ulcerada em hálux direito e, ao exame neurológico, o padrão de uma polirradiculopatia assimétrica. Nos exames laboratoriais de entrada, notou-se uma leucocitose com desvio à esquerda, de modo a despertar à vigilância infecciosa, sendo coletados exames de cultura de urina, sangue e líquor. Com isso, identificou-se a presença de E. coli multissensível na urina, Streptococcus viridans no sangue e ausência de infecção liquórica. Além disso, foi realizada uma Tomografia Computadorizada (TC) de crânio, coluna cervical e lombar cujos laudos foram inocentes. Ao longo da internação, apresentou importante quadro de inflamação radicular e, à Ressonância Magnética de coluna cervical, verificou-se piomiosite de musculatura paravertebral e polirradiculite assimétrica. Decorrente da progressão da dor em grandes articulações, realizou-se investigação de líquido sinovial, o qual acusou poliartrite séptica. Em razão do extenso período de internação (81 dias), evoluiu com úlcera sacral e osteomielite sacral, avaliada após TC de quadril. Devido aos múltiplos focos infecciosos, foi necessário o escalonamento entre diferentes antibióticos e, após a antibioticoterapia, recebeu alta ante hemocultura negativa em três distintas avaliações, no decorrer de 3 semanas.

Conclusões/Considerações Finais

As infecções por Streptococcus viridans estão vinculadas a potenciais danos em válvulas cardíacas existindo outros focos de deposição poucos descritos na literatura, conforme descrito no caso. O quadro exposto é uma manifestação incomum decorrente da bacteremia, a identificação do patógeno possibilitou a utilização de medidas terapêuticas eficazes para o controle do quadro.

Palavras Chave

Neurologia; Estreptococos Viridans; Polirradiculopatia; Piomiosite; Artrite Séptica

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JALLYSSON SANTOS SILVA, ALEX RESENDE ALLIG, ANNA MARIA DE SENNA MIGUELETTO, JULIANA MARQUES MARRA, MATHEUS CESAR VIEIRA BARROS