Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE SWYER-JAMES-MACLEOD: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Swyer-James-MacLeod é uma complicação da bronquiolite pós-infecciosa ocorrida habitualmente na primeira infância, caracterizada pela hipoplasia das artérias pulmonares, oligoemia da área afetada, resultando na hipoatenuação pulmonar. Pode ocorrer de forma sintomática ou assintomática, a última sendo diagnosticada principalmente na idade adulta por eventuais achados em exames de imagem. Possui diferentes planos terapêuticos, de tratamentos conservadores a intervenções invasivas, com o intuito de reduzir danos pulmonares.

Objetivos

O presente estudo tem como objetivo relatar um caso de Síndrome de Swyer-James-MacLeod, bem como descrever e esclarecer os aspectos clínicos e diagnósticos.

Delineamento e Métodos

O trabalho se baseia em um estudo observacional descritivo do tipo relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 6 anos, admitido no ambulatório de pneumologia, encaminhado para investigação de alargamento de mediastino e ruído soproso com estertoração em base pulmonar direita verificado após quadro de broncopneumonia há 2 meses. Atualmente, mãe relata quadros esporádicos de dispneia e sibilos, nega outras queixas. Refere ainda que aos 7 meses iniciou quadros de sibilância e infecções respiratórias frequentes, com perda do segmento ambulatorial. Ao exame: murmúrio vesicular presente bilateralmente, estertores difusos em hemitórax direito, sem sinais de desconforto respiratório. A tomografia computadorizada de tórax sugeriu a hipótese diagnóstica de Síndrome de Swyer-James-Macleod, com achados de hipoatenuação e redução da trama vascular do parênquima pulmonar direito, estrias fibroatelectásicas associado a bronquiectasia no lobo médio e inferior direito, redução volumétrica subsegmentar do parênquima, retração pleural correspondente, espessamento difuso das paredes brônquicas/bronquiolares à direita. Paciente em acompanhamento clínico continuado no ambulatorial de pneumologia, em tratamento conservador, encaminhado para fisioterapia motora e respiratória.

Conclusões/Considerações Finais

A Síndrome de Swyer-James-MacLeod é uma entidade rara que merece atenção e cuidado continuado. Necessita tê-la como hipótese diagnóstica quando uma tomografia computadorizada de tórax apresente hipoatenuação pulmonar unilateral associada a um quadro de bronquiolites e infecções persistentes. Tendo em vista isso, com diagnóstico precoce, a abordagem terapêutica poderá ser mais efetiva.

Palavras Chave

Pulmão; Bronquiolite; Swyer-James-MacLeod.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

RAYSA PEREIRA DE SOUSA BARROS, GIOVANA ROCHA GUIDA, AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, FERLIANE MARQUES DE OLIVEIRA, NAYANNE HARDY LIMA PONTES