Dados do Trabalho


Título

Avaliação Da taxa de Óbitos e internação por doença de crohn e colite ulcerativa por faixa etária/sexo no Brasil

Fundamentação teórica/Introdução

A Doença de Crohn (DC) consiste em uma condição crônica que provoca uma inflamação inadequada da mucosa gastrointestinal, da boca ao ânus. Tendo um caráter descontínuo e transmural, com fissuras profundas, podendo perfurar a parede intestinal e provocar a formação de fístulas e abcessos. Entretanto na retocolite ulcerativa (RCU) as lesões são distribuídas difusamente na mucosa intestinal e acometem preferencialmente o cólon e o reto.

Objetivos

Caracterizar os perfis epidemiológicos da taxa de óbitos por faixa etária e sexo da doença de Crohn e Colite Ulcerativa no período de janeiro de 2008 a abril de 2023.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional do tipo transversal, descritivo da taxa de óbitos por doença de Crohn e Colite Ulcerativa, a partir dos dados registrados no DATASUS. Foram selecionadas as variáveis: Faixa etária 1, com as categorias Menor de 1 ano até 80 anos e mais / sexo (linha), capítulo CID-10 selecionado doença de Crohn e Colite Ulcerativa (coluna) e óbitos (conteúdo).

Resultados

Com relação à morbidade por doença de Crohn e Colite Ulcerativa no período de 2008-2023, foi registrado um total de 1.723 óbitos que correspondem a 2,5% do total de internações (68.196). Desse total de óbitos, a maior prevalência está presente entre as idades de 70 a 79 anos, representando 337 (19,55% dos casos), enquanto que a menor prevalência ocorreu entre as idades de 5 à 9 anos, 4 casos (0,23% do total). Em relação a variável sexo, o sexo feminino apresentou a maior prevalência de internações com um total de 36.391 (53,4% dos casos), porém, o sexo masculino apresentou maior número de óbitos 876 ( aproximadamente 51% dos casos).

Conclusões/Considerações Finais

A taxa de óbito por doença de Crohn e Colite Ulcerativa correspondeu a uma baixa parcela (2,5%) do número de internações, no entanto, ainda sim, poderia ser menor, principalmente na faixa etária de 70 a 79 anos que correspondeu a quase 20% do total de óbitos, além disso, o sexo masculino apresentou-se elevado em comparação ao feminino, e dessa forma, revela a necessidade de medidas de saúde pública de prevenção e promoção à saúde para essa população.

Palavras Chave

Doença de Cronh, Colite ulcerativa, óbitos, intenção

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA CLARA AREA LEAO MARTINS, ANGELICA AREA LEAO MARTINS , FRANCILIO ALENCAR MORAES, MATEUS DE AREA LEAO MARTINS