Dados do Trabalho


Título

DESFECHO CLINICO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM INFECÇAO POR SARS-COV-2 SUBMETIDOS A DIALISE POR INJURIA RENAL AGUDA

Fundamentação teórica/Introdução

A infecção causada pelo Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) causou grande impacto no cenário da saúde mundial, não se limitando a acometer apenas o sistema respiratório. A Injúria Renal Aguda (IRA) foi descrita em diversos estudos como complicação importante da doença, sendo frequente a necessidade de diálise como parte da terapêutica.

Objetivos

O estudo teve como objetivo avaliar o desfecho dos pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 submetidos à diálise por IRA em um hospital de referência do Sul Catarinense, entre 2020 a 2022.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional analítico descritivo. Foram analisados prontuários de 71 pacientes infectados pelo SARS-CoV-2, de ambos os sexos, idade maior ou igual a 18 anos e IRA grau 3, submetidos à diálise durante sua internação em um hospital de referência do Sul Catarinense. Foi avaliado o desfecho clínico desses pacientes e os fatores associados, analisando-se os níveis de creatinina, ureia, diurese, além de dados sociodemográficos e comorbidades prévias.

Resultados

87,3% da amostra foi à óbito, sendo identificada melhora total ou parcial da função renal em apenas 9 pacientes. Os indivíduos eram predominantemente do sexo masculino, brancos, de meia idade, com sobrepeso ou obesidade. As comorbidades mais prevalentes foram a hipertensão arterial sistêmica (54,9%) e diabetes mellitus (35%), e o tempo de internação esteve entre 21-40 dias na maioria. O número de diálises realizadas teve uma mediana de 8 sessões, sendo que os indivíduos necessitaram da intervenção em até 10 dias de hospitalização. Na admissão, obteve-se mediana de 1,1 e 60 mg/dL nos níveis séricos de creatinina e ureia, além da Taxa de Filtração Glomerular estimada estar dentro da normalidade na maioria dos casos.

Conclusões/Considerações Finais

Houve um desfecho desfavorável entre os pacientes infectados por SARS-CoV-2 submetidos à diálise por IRA.
A Doença do Coronavírus-2019 (COVID-19) sendo uma doença de surgimento recente e tendo causado tamanho impacto na saúde global, ainda é tópico de inúmeras pesquisas. Sendo a IRA frequente na infecção grave e tendo influência no prognóstico dos pacientes acometidos, fazem-se necessários estudos mais robustos para analisar os fatores associados a melhora da função renal.

Palavras Chave

SARS-CoV-2; Injúria Renal Aguda; Diálise; COVID-19; Desfecho;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - Santa Catarina - Brasil

Autores

KAMILA MARAGNO PERUCH, JOÃO GABRIEL QUADRO DEMÉTRIO, ROMULO CEZAR PIZZOLATTI