Dados do Trabalho


Título

RACIOCINIO DIAGNOSTICO NA ABORDAGEM DE AMILOIDOSE RENAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A amiloidose compõe um grupo de doenças nas quais há depósito de proteína do tipo amiloide. Esse depósito pode causar disfunções nos órgãos onde esteja, e a apresentação clínica varia conforme o local acometido, apresentando-se de forma sutil ou mais grave. Na nefropatia da amiloidose, nos casos que evoluem para necessidade de hemodiálise (HD), a sobrevida é curta e toleram mal a terapia de substituição renal.

Objetivos

Relatar caso de paciente em investigação de síndrome consumptiva e hepatoesplenomegalia. Entender a importância do diagnóstico precoce de amiloidose como provável causa, para iniciar tratamento e aumentar sobrevida.

Delineamento e Métodos

a) Relato de caso

Resultados

Descrição do caso: Paciente, feminino, 45 anos, diabética e hipertensa há 10 anos, queixa-se de vômitos e dor abdominal há 4 anos, astenia, surgimento de edema intermitente de membros inferiores, aumento do volume abdominal há um ano, associado a prurido difuso. Notou perda ponderal de 15kg nesse período. Quando questionada, referiu parestesias em bota e luva. Ao exame, tinha hepatoesplenomegalia importante. Apresentava anemia normocítica e normocrômica, plaquetose, função renal alterada com diminuição da albumina e proteinúria no exame de urina de 24 horas. Os exames de imagem confirmaram a hepatoesplenomegalia e mostraram alterações cardíacas, pequeno derrame pericárdico; linfonodomegalia retroperitoneal e mesentérica, ascite, vesícula biliar com paredes densas, rins com aumento de ecogenicidade, com perda de diferenciação cortico-medular. Diante do acometimento de múltiplos órgãos, paciente realizou imunofenotipagem e biópsia de medula óssea, eletroforese de proteínas, biópsia de gordura periumbilical (que mostrou tecido adiposo normal), e biópsia renal, que sugeriu possível diagnóstico de amiloidose renal. No entanto, ao longo dessa investigação, a paciente evoluiu com piora progressiva, necessitando de HD mais frequentes, e cursou com parada cardiorrespiratória em uma sessão, falecendo antes de iniciar o tratamento específico.

Conclusões/Considerações Finais

O caso elucida uma apresentação inespecífica da amiloidose, o que costuma trazer dificuldade de estabelecer o diagnóstico. Por tal motivo, essa patologia ainda é muito subdiagnosticada, e muitas vezes só é considerada quando há insuficiência de órgãos.
Portanto, o caso reitera a importância do dignóstico precoce.

Palavras Chave

Amiloidose, astenia, insuficiência renal, diálise.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral Roberto Santos - Bahia - Brasil

Autores

MILLA GABRIELE SALLENAVE ANDRADE, GABRIEL DÓRIA SANDES LOPES, ELAINE KIMIE IWAYAMA IKEMATU, ALICE MOREIRA LAGO DE LUNA, KÉZIA FRANÇA DE JESUS