Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DA ANGINA DE LUDWIG: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A angina de Ludwig é uma celulite difusa dos tecidos moles do assoalho da boca e pescoço, tendo mais comum origem odontogênica. Relaciona-se a complicações graves, sendo condição potencialmente letal e com elevada mortalidade.

Objetivos

Relatar um caso de angina de Ludwig para contribuir no reconhecimento e tratamento precoces, proporcionando redução de morbimortalidade.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente feminina, 33 anos, previamente hígida, procura atendimento médico por quadro de odinofagia e febre de início há 7 dias, em uso de sintomáticos sem melhora. Após 2 dias evoluiu com piora importante da odinofagia, disfagia, trismo, edema e hiperemia em terço inferior de face e cervical, acometendo principalmente região submandibular, submental e sublingual bilateral. Exame físico com edema endurecido, calor e rubor nas regiões supracitadas. Hiperemia e edema importantes na região tonsilar direita à oroscopia.
Realizada tomografia computadorizada (TC) contrastada de pescoço, a qual demonstrou extensa coleção hipodensa em topografia amigdaliana direita, cursando com redução da coluna aéreo faríngea, acometimento de região cervical anterior direita, associada a densificação dos planos subcutâneos adjacentes e infiltração no músculo esternocleidomastoideo direito.
Diagnosticada com Angina de Ludwig, sendo encaminhada para cervicotomia com drenagem do abscesso e iniciada antibioticoterapia de amplo espectro. Permaneceu em leito de terapia intensiva com tubo orotraqueal e dreno de Penrose por dez dias, com alta para enfermaria. TC de controle após nove dias da drenagem com redução importante das coleções de permeio ao músculo esternocleidomastoideo direito, região submandibular e amigdaliana direitas. Paciente recebeu alta hospitalar no 15º dia de internação, seguindo acompanhamento ambulatorial com especialista.

Conclusões/Considerações Finais

A Angina de Ludwig é uma condição incomum e potencialmente letal, tendo em vista que o comprometimento das vias aéreas é a principal causa de morte nesses pacientes. A presença de trismo indica estágio avançado da doença com acometimento do espaço parafaríngeo. O diagnóstico é embasado principalmente pela avaliação clínica, devendo ser o mais precoce para instituição de tratamento, com consequente redução da morbimortalidade, enfatizando assim, a importância da familiaridade dos profissionais de saúde com a patologia.

Palavras Chave

Angina de Ludwig, celulite, via aérea.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

GIOVANNA BERTOTTI, GABRIELA PRESTES DA SILVA, LÍVIA ANGÉLICA GRUNEKE CESAR, LORRAYNE DE AQUINO SOLLES, JULIANO FOLLETTO