Dados do Trabalho


Título

ENDOCARDITE INFECCIOSA ASSOCIADA A SINDROME CONSUMPTIVA EM UM PACIENTE COM VALVA NATIVA EM UM HOSPITAL DA TRANSAMAZONICA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A endocardite infecciosa (EI) é condição em que fungos e bactérias afetam o tecido de valvas cardíacas e septos, formando vegetações compostas por plaquetas, fibrina e o organismo causador. É uma condição rara, cuja incidência varia de 3 e 15 casos por 100.000/ano. Homens com mais de 50 anos, usuários de próteses valvares e com história previa de EI são mais acometidos.

Objetivos

Descrever as manifestações clínicas e a evolução de um paciente com valva nativa que cursou com importante síndrome consumptiva decorrente de endocardite infecciosa.

Delineamento e Métodos

O presente estudo trata-se de um relato de caso com dados obtidos por meio de avaliações realizadas na enfermaria de clínica médica de um hospital público da transamazônica. As informações clínicas foram obtidas mediante anamnese, exame físico diários e exames complementares, durante 5 semanas. Depois de colhidas, estas foram comparadas aos achados literários.

Resultados

RELATO DE CASO: Paciente masculino, 30 anos, casado, esportista e sem comorbidades, iniciou quadro de febre baixa recorrente em janeiro de 2023, acompanhada de xeroftalmia e perda ponderal não-intencional de 10 kg (77-67 kg) do mesmo período a abril, perdendo mais 3kg no início da internação. Em 23/06, usuário deu entrada em um hospital da transamazônica após apresentar nódulos de Osler em 5º quirodáctilo esquerdo. Ao exame físico, apresentava sopro sistólico panfocal ++/4 irradiando para jugular esquerda. Em 28/06, realizou ecocardiograma transtorácico (ETT), evidenciando vegetações em valvas bicúspide e mitral, além de discreto derrame pericárdico. Iniciou antibioticoterapia empírica, com coleta de hemoculturas apenas 2 dias após ETT, com oxacilina e gentamicina, por 28 dias. Resultados de hemoculturas negativos, ETT de controle em 28/07 constatou vegetação com diminuição e asséptica. Finalizou antimicrobianos e recebeu alta em 29/07, prescrita rivaroxabana para uso contínuo e programado acompanhamento para substituição de valva nativa.

Conclusões/Considerações Finais

Diante do quadro clínico de febre baixa e emagrecimento do paciente, apesar hemocultura negativa, é possível inferir que se trata de uma EI subaguda, cuja etiologia mais prevalente é de Streptococcus viridans. Outrossim, a antibioticoterapia precoce, logo após ETT foi essencial ao desfecho clínico sem eventos tromboembólicos importantes. Contudo, maiores investigações serão feitas acerca da síndrome consumptiva.

Palavras Chave

Endocardite infecciosa; síndrome consumptiva; epidemiologia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

TASSIO ROBERTO DE ARAUJO PASSOS, FELIPE AZEVEDO ALBERTO NASCIMENTO, LAÉRCIO DE ALMEIDA CALDEIRA, RAMON VELOSO SOUSA SOBRAL , MARCIA SOCORRO LIMA DUARTE