Dados do Trabalho


Título

UMA RARA MANIFESTAÇAO DA TUBERCULOSE: DESCRIÇAO DE UM CASO DE TUBERCULOSE INTESTINAL EM PACIENTE JOVEM.

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A tuberculose (TB) intestinal é uma forma rara de TB extrapulmonar, ocorre como uma complicação da doença pulmonar. A TB intestinal é particularmente relevante em indivíduos imunossuprimidos.

Objetivos

Objetivo: Descrever um caso clínico de tuberculose intestinal, desde o diagnóstico até o tratamento, e alertar sua importância como um diagnóstico diferencial.

Delineamento e Métodos

Métodos: Após assinatura do Termo De Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada análise de prontuário, revisão da literatura para relato e discussão de caso clínico.

Resultados

Relato de caso: Paciente K.M.S.A,16 anos, sexo masculino, internado em Umuarama com quadro de dor abdominal recorrente, mais intensa nos últimos 10 dias, localizada em fossa ilíaca direita (FID), associada à episódios de diarreia (cerca de 8 evacuações ao dia, sem sangue ou muco). Ao exame físico apresentava plastrão em FID, suspeitou-se de apendicite aguda, sendo indicada cirurgia de urgência (apendicectomia). No intra-operatório, constatou-se inflamação do ceco, tornando-se necessária uma colectomia direita. Evoluiu favoravelmente e recebeu alta 5 dias após. Durante seu seguimento ambulatorial, o exame anatomopatológico revelou inflamação granulomatosa em segmento ileal, com células gigantes multinucleadas e micro-abscessos, com suspeita de doença de Crohn (DC). O paciente foi, portanto, encaminhado para o ambulatório de doenças inflamatórias intestinais e encontrava-se assintomático na primeira consulta. Como apresentava indicação precisa de tratamento da DC com medicamento imunobiológico (gravidade do início do quadro e idade do paciente), foi submetido à rastreamento infeccioso através de exames laboratoriais, enteroressonância e colonoscopia, sendo constatado um teste tuberculínico (PPD) forte reator. A partir disto, foi solicitada uma revisão de lâmina de peça cirúrgica, revelando uma histologia compatível com TB intestinal. O paciente foi encaminhado para um centro de referência em TB, foi iniciado esquema RIPE (9 meses) e apresentou remissão clínica completa.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Em virtude das semelhanças clínica e histológica da tuberculose intestinal com outras doenças inflamatórias intestinais (especialmente a doença de Crohn), torna-se imprescindível incluí-la na lista de diagnósticos diferenciais.

Palavras Chave

tuberculose intestinal, doenças granulomatosas

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR - Paraná - Brasil

Autores

ANA BEATRIZ DERENUSSON NELLI MARGATTO, GABRIELA CAROLINA CREMONESE VON BORSTEL , JOLMAR LEONARDO PENAZZO MACHADO, VICTOR HUGO ONO SAKUMA DOLCI DOS SANTOS, PAULA FARIA HENRIQUES