Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA IDENTIFICAÇAO PRECOCE DA ANGINA DE LUDWIG: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Angina de Ludwig (AL) é uma celulite infecciosa rapidamente progressiva, de origem odontogênica, que envolve os espaços submandibulares, submaxilares e sublinguais da face e é potencialmente fatal, tendo como grupo mais acometido homens entre 20 e 60 anos.
O quadro de celulite é considerado uma urgência médica, a qual requer um diagnóstico de forma precoce, sendo ele, basicamente, clínico. Neste caso, exames complementares são cruciais para a definição de gravidade. As complicações letais englobam obstrução de via aérea, mediastinite e choque séptico.

Objetivos

Este estudo busca relatar um caso de AL,complicação incomum de infecção bacteriana que afeta o assoalho da mandíbula e pescoço, demonstrando os aspectos clínicos e diagnósticos da doença.

Delineamento e Métodos

As informações foram coletadas a partir da análise retrospectiva do prontuário, exame físico e complementares aos quais o paciente foi submetido, confrontando os dados obtidos com a literatura atual nos anos de 2021 até 2023.

Resultados

G.T., 27 anos, sexo feminino, apresentou-se à emergência com odinofagia, febre e placas em região amigdaliana sendo medicada com azitromicina, porém retornando ao PS com piora dos sintomas com surgimento de opressão toracica, hipertrofia em tonsilas palatinas e em região cervical. Negou manipulação dentária prévia.
Realizada a internação hospitalar, recebeu tratamento para amigdalite aguda com ceftriaxona e clindamicina, corticoterapia e anti-inflamatórios não esteroides. Tomografia de Pescoço com aumento volumétrico de ambas tonsilas palatinas reduzindo o lúmen da coluna aérea local. No terceiro dia de internação hospitalar foi realizada intubação orotraqueal sob sequência rápida, após desconforto respiratório, dessaturação e rebaixamento do nível de consciência. Evoluiu com PCR em AESP. Permaneceu 14 dias em cuidados intensivos, com cervicotomia, drenagem de abscesso e desbridamento de tecidos desvitalizados. Paciente evoluiu bem, recebendo alta após melhora.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico precoce da AL desempenha um papel fundamental no desfecho desta condição. A importância reside na possibilidade de intervenção terapêutica oportuna, visando conter a progressão da infecção, minimizar complicações e melhorar significativamente o prognóstico do paciente. Dessa forma, o reconhecimento rápido e preciso da AL, aliado a uma abordagem terapêutica multidisciplinar e adequada é essencial para garantir melhores desfechos clínicos e a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição potencialmente devastadora.

Palavras Chave

Angina de Ludwig; celulite infecciosa; manipulação dentária.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

BETHINA PLAUTZ GORRIS, JOSÉ ARMANDO BOSS, GABRIEL ISAAC DE OLIVEIRA, ANTÔNIO DE PÁDUA LANNA