Dados do Trabalho


Título

INJURIA RENAL AGUDA POR GLOMERULONEFRITE RAPIDAMENTE PROGRESSIVA COM DEPOSITOS DE IGA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Nefropatia por IgA (IgAN) é a glomerulopatia primária mais comum do mundo. A doença se caracteriza por um depósito de imunocomplexos (anti-Imunoglobulina A) no mesângio glomerular, podendo essa condição se apresentar de diversas formas, desde hematúria assintomática até a glomerulonefrite rapidamente progressiva. A frequência do diagnóstico é variável em diferentes populações e depende do rastreamento de hematúria e da indicação de biopsia. Sua taxa de progressão de 30-40% em 20-30 anos torna a IgAN uma importante preocupação em saúde pública no Brasil.

Objetivos

Descrever um caso de Nefropatia por IgA apresentado como uma glomerulonefrite rapidamente progressiva, forma de menor ocorrência da patologia

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

Homem, 18 anos, sem comorbidades prévias, interna devido a quadro de hematúria, dor lombar bilateral, oligúria e astenia. Relata episódio febril e sintomas gripais precedendo o quadro há 5 dias. Nega uso de qualquer medicação durante esse período. Ao exame clínico apresentava pressão arterial de 180x110 mmHg e edema 2+/4+ em membros inferiores. Ao exame laboratorial ureia 160 creatinina 9,8 Anti-estreptolisina O 65,5 C3 168 C4 274. O sumário de urina evidenciava proteinúria 1+ e hematúria 3+. Ultrassonografia de rins e vias urinárias sem alterações. O paciente evoluiu com necessidade de terapia renal substitutiva, sendo realizada biópsia renal para elucidação diagnóstica e iniciado pulsoterapia com metilpredinisona. A Biópsia Renal apresentou positividade nas incubações com os soros anti-pool e anti-IgA, difuso, granular, no mesângio e focal em parede de arteríola compatível com Nefropatia por IgA (IgAN) Após pulsoterapia o paciente evoluiu com melhora progressiva da função renal, sendo optado pela interrupção da hemodiálise após um mês, recebendo alta hospitalar e acompanhamento ambulatorial pela Nefrologia.

Conclusões/Considerações Finais

A glomerulonefrite rapidamente progressiva é a forma mais rara de apresentação da Nefropatia por IgA, não anulando o cuidado que deve ser despendido a ela, visando impedir sua progressão para doença renal crônica. Esse relato também reforça a importância da biópsia renal, fundamental no caso, já que além de ter permitido o diagnóstico, auxilia na identificação do prognóstico através do padrão de acometimento glomerular.

Palavras Chave

glomerulonefrite por IGA, nefropatia, imunoglobulina A.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Federal dos Servidores do Estado - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

THALLES VITOR TEIXEIRA PACIFICO, SOPHIA ISABEL LINNEMANN KILGORE, RAFAEL VICENZO VALENTINI, BRENO CASTRO CORREA DE FIGUEIREDO, LARISSA BARBEIRO DOS SANTOS