Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PERITONEAL EM ADULTO JOVEM IMUNOCOMPETENTE: UM DESAFIO DIAGNOSTICO

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose peritoneal ainda é um desafio diagnóstico, haja visto sua diversidade sintomatológica e a falta de testes confirmatórios com alta precisão.

Objetivos

Relatar investigação diagnóstica de afecção abdominal em paciente jovem e previamente hígida na atenção terciária.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Feminino, 20 anos, branca, tabagista, previamente hígida. Há cerca de 6 meses, iniciou com dor em aperto no flanco esquerdo, aliviada ao uso de analgésico comum. No último mês, paciente apresentou piora dos sintomas e procurou atendimento em Unidade Básica de Saúde, realizando exames laboratoriais e iniciando uso de Sulfametoxazol + Trimetoprima por suspeita de Gastroenterocolite Aguda. Após persistência dos sintomas procurou gastroenterologista privado. Em ultrassonografia de abdome evidenciou-se moderada ascite e esplenomegalia, encaminhada ao pronto-atendimento com plano de internação hospitalar para elucidação diagnóstica. Realizada tomografia de abdome e pelve, com achados sugestivos de massa ovariana direita e linfonodos retroperitoneais. Somado a marcador CA 125 elevado.Paciente apresentou sorologias e fatores reumatológicos negativos. Paracentese diagnóstica impossibilitada por reduzida quantidade de líquido ascítico.Em tentativa de videolaparoscopia diagnóstica, exame foi suspenso devido bloco tumoral entre cólon transverso e omento aderido ao peritônio parietal. Em laparotomia exploratória achados sugestivos de carcinomatose peritoneal foram descritos, além de coleta de implantes peritoneais e líquido ascítico para análise com resultado negativo para neoplasia e presença de tecido fibroadiposo com inflamação crônica granulomatosa com marcada reação gigantocelular, associada a fibrose e focos de necrose. Em discussão com equipe da infectologia,foi sugerido diagnóstico de tuberculose extrapulmonar, devido ao aspecto das lesões granulomatosas intra-abdominais, foi orientado início do tratamento com Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol ambulatorialmente.

Conclusões/Considerações Finais

Em pacientes jovens, imunocompetentes o diagnóstico diferencial de quadros abdominais pode ser um desafio e requer um olhar clínico e multidisciplinar apurado. Por se tratar de uma infecção com amplo espectro sintomatológico, a hipótese de tuberculose peritoneal, em quadros inespecíficos e sem etiologia evidente, deve ser aventada.

Palavras Chave

Tuberculose peritoneal; Diagnóstico diferencial; Imunocompetência;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL ESCOLA UFPEL - EBSERH - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MATHEUS TESTA DAS NEVES SASSO, MARIA CAROLINA DE OLIVEIRA, ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA, NAJLA ELIAS CORDEIRO, VICTORIA NUNES REAL ALVES DA SILVA