Dados do Trabalho


Título

ABSCESSO CUTANEO TUBERCULOSO COMO APRESENTAÇAO DE TUBERCULOSE DISSEMINADA EM PACIENTE NAO-HIV: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A forma clínica disseminada da tuberculose resulta da disseminação hematogênica do Mycobacterium tuberculosis e ocorre predominantemente em crianças, adolescentes e imunossuprimidos. A imunossupressão frequentemente determina apresentação atípica da doença.

Objetivos

Divulgar apresentação atípica de tuberculose. Evidenciar a relevância da busca de causas de imunossupressão.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Trata-se de paciente do sexo masculino, 19 anos de idade, atendido devido ao quadro de dispneia aos médios esforços e tosse seca de início há seis meses. Apresentava linfadenomegalia supraclavicular e derrame pleural loculado à esquerda. Biópsia do linfonodo evidenciou linfadenite crônica granulomatosa e caseificante. No macerado linfonodal, a prova com Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-Tb) foi positiva. Durante seguimento, o paciente evoluiu com surgimento de tumoração em região paraesternal esquerda com drenagem de conteúdo purulento em grande volume, que foi enviado para análise laboratorial e também confirmou TRM-Tb positivo. Estudo tomográfico evidenciou coleção multiloculada em parede torácica anterior à esquerda com sinais de continuidade com espaço pleural ipsilateral e com linfonodos mediastinais, axilares, retrocurais e epifrênicos. A análise pulmonar permitiu identificar opacidades focais com características de árvore em brotamento. Instaurado tratamento com tuberculostático e antibioticoterapia com cobertura para infecção secundária. Foi necessário realizar ajustes das medicações em razão do desenvolvimento de insuficiência renal aguda e hepatotoxicidade. A apresentação disseminada da doença motivou rastreio de imunossupressão, que, inicialmente, não mostrou alterações.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico de tuberculose extrapulmonar pode ser desafiador considerando a frequente necessidade de procedimentos invasivos. A forma disseminada deve sempre levantar a hipótese de imunossupressão para que haja rastreio dessa condição. A identificação da imunossupressão é de grande valor para o tratamento adequado da doença.

Palavras Chave

Tuberculose dos linfonodos. Imunossupressão.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

RAISSA RATES DE OLIVEIRA, FELIPE ZACARONI BOTREL, ANA JÚLIA FARIA CAMARGOS, LUCAS FERREIRA REZENDE, VICTOR LUIZ PEREIRA MENDES