Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA PULMONAR: UMA APRESENTAÇÃO ATÍPICA

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer de pulmão é a neoplasia com maior taxa de mortalidade atualmente, sendo o adenocarcinoma o subtipo mais comum, correspondendo a 50% dos casos. Sua apresentação radiológica pode se dar como nódulo solitário, consolidação ou doença multifocal. Os nódulos podem ser sólidos ou semissólidos, já as pseudoescavações são raras como apresentação inicial.

Objetivos

Relatar caso de adenocarcinoma de apresentação atípica, ressaltando a dificuldade diagnóstica em função das diversas formas de apresentação da doença.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

MCP, sexo feminino, 63 anos, internada por tosse produtiva e dispneia aos mínimos esforços com meses de evolução. Previamente hipertensa, coronariopata, diabética, DPOC tabágico presumido e relato de tuberculose corretamente tratada há oito anos. À admissão, realizada TC de tórax que evidenciou múltiplos nódulos sólidos escavados bilaterais, levantando hipóteses diagnósticas tais como tuberculose, embolia pulmonar séptica, granulomatose com poliangeíte, infecção fúngica e neoplasia. Realizada broncoscopia com biópsia que apontou para provável bola fúngica por aspergilose, com ausência de sinais de malignidade. Iniciado tratamento antifúngico direcionado, porém paciente manteve piora progressiva. Realizada segmentectomia pulmonar e envio de material para nova biópsia. O anatomopatológico e a imunohistoquímica da peça cirúrgica confirmaram adenocarcinoma moderadamente diferenciado de sítio primário pulmonar. Realizado estadiamento com evidência de metástase óssea pela cintilografia, classificando-a como estágio IV. Cogitou-se início de terapia oncológica direcionada, entretanto, paciente evoluiu com insuficiência respiratória aguda multifatorial. Após três meses da admissão, paciente foi a óbito na unidade de terapia intensiva.

Conclusões/Considerações Finais

O adenocarcinoma pulmonar possui apresentações variáveis, sendo o conhecimento dos diferentes achados radiológicos de suma importância para suspeição inicial, possibilitando início precoce do tratamento. Neste caso, a apresentação radiológica atípica com nódulos cavitados fez com que neoplasia não fosse considerada como principal hipótese diagnóstica. Assim, diante de evolução desfavorável é sempre importante rever a propedêutica diagnóstica a fim de reconsiderar hipóteses secundárias que por vezes pudessem já ter sido descartadas.

Palavras Chave

Adenocarcinoma pulmonar; Apresentação atípica; Nódulos cavitados.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Governador Israel Pinheiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

LORENA DE SOUZA CARVALHO, CAMILA DE FREITAS RODRIGUES, VANESSA MIRANDA BORGUES, LARISSA FONSECA REIS, LARISSA GERMANO RÊGO