Dados do Trabalho


Título

FIBROELASTOMA MITRAL COM EMBOLIZAÇAO SISTEMICA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Tumores cardíacos são raros, sendo o fibroelastoma papilar um dos subtipos mais incidentes. O fibroelastoma é uma neoplasia endocárdica benigna, porém associada a diversos desfechos clínicos por seu caráter tromboembólico, podendo levar a graves complicações.

Objetivos

Descrever um caso de fibroelastoma mitral em paciente jovem com embolização sistêmica.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, com informações colhidas em prontuário e com paciente.

Resultados

Paciente feminina, 44 anos, admitida em hospital terciário com quadro de dor abdominal associada a febre, com sumário de urina e urocultura compatíveis com suspeita de infecção urinária, tratada com antibioticoterapia. Evidenciou-se, além disso, esplenomegalia à 2cm do rebordo costal esquerdo ao exame físico, confirmada por ultrassonografia (USG) de abdome total, com baço medindo 17,2cm e áreas sugestivas de infartos esplênicos, além de sopro sistólico novo em foco aórtico, não descrito em internamento anterior há 8 meses; no entanto, USG prévio já apresentava esplenomegalia de 15,4cm. Diante de exames complementares para investigação de endocardite infecciosa, a paciente apresentou hemocultura positiva para Eschericia Coli em amostra isolada, porém com ecocardiograma transtorácico normal. Realizada paralelamente fundoscopia para avaliação de retinopatia hipertensiva em decorrência de proteinúria de 76,1 mg/g e hipertensão arterial de difícil controle, que evidenciou exsudatos algodonosos sugestivos de endocardite infecciosa. Foi solicitado, portanto, ecocardiograma transesofágico para seguimento propedêutico, que evidenciou fibroelastoma em valva mitral de 0,34cm x 0,36cm, com indicação de exérese pela cirurgia cardiovascular por evidências de embolização para múltiplos sítios.

Conclusões/Considerações Finais

O fibroelastoma papilar é a segunda causa mais comum de tumor primário cardíaco, podendo ser assintomático ou associado a fenômenos embólicos sistêmicos para diversos órgãos como rim, baço e cérebro. Assim, é de suma importância ter maior grau de suspeição para essa condição em quadros de tromboembolismo sistêmico, uma vez que a abordagem precoce pode prevenir desfechos de alta morbimortalidade.

Palavras Chave

Fibroelastoma Papilar Cardíaco; Tumor embólico; Esplenomegalia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

AMANDA DA SILVA BRITO, GUSTAVO HENRIQUE DE SÁ MIRANDA CAVALCANTE FILHO, DANIELLE CLEIDE DA SILVA LIMA QUEIROZ, LORENNA RODRIGUES PELLEGRINO DE AZEVEDO, IZABELLA CARVALHO DE OLIVEIRA