Dados do Trabalho


Título

ACIDENTE POR BOTHRIOPSIS TAENIATA: UM RELATO DE CASO DE ACIDENTE POR SERPENTE PEÇONHENTA RARA

Fundamentação teórica/Introdução

INTRODUÇÃO: Os acidentes ofídicos são um relevante problema de saúde pública, com destaque para o acidente botrópico devido à sua alta incidência e relevância clínica. A Bothriopsis taeniata, uma das 30 espécies do gênero Bothrops registradas, é considerada uma serpente rara, com apenas um caso descrito na literatura brasileira.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar o caso de um acidente por Bothriopsis taeniata ocorrido em Alta Floresta - MT em abril de 2017, acompanhado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná - CIATox/PR.

Delineamento e Métodos

MÉTODO: Relato de caso.

Resultados

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente de 14 anos, WG, foi picado por ofídio em tornozelo esquerdo, em sua residência em Alta Floresta-MT, zona rural. Na admissão, o paciente apresentava dor local moderada e edema até joelho, de rápida evolução. Posteriormente, familiares levaram o agente para identificação, confirmando a suspeita de acidente botrópico. Inicialmente o caso foi estadiado como leve, sendo orientado medidas gerais e soroterapia de acordo com o protocolo vigente do Ministério da Saúde (três ampolas de soro antibotrópico (SAB)). Em contato com serviço no dia seguinte, foi informado a administração de 12 ampolas de SAB na noite anterior, visto a ascensão do edema até a coxa, associado a dor e três episódios de vômito, sendo o quadro reestadiado como grave. Foram coletados exames laboratoriais na admissão para controle de evolução, os quais não apresentaram alteração relevante, principalmente em coagulograma. Paciente recebeu alta 48 horas após a picada, sem intercorrências clínicas. Por fim, a serpente foi identificada pelo biólogo do CIATox-PR como Bothriopsis taeniata.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: A serpente Bothriopsis taeniata apresenta características estruturais que podem levar a sub-diagnósticos, corroborado pelo baixo número de casos confirmados e relatados em literatura científica. Apesar da ação proteolítica, coagulante e hemorrágica do veneno, destaca-se a ausência de sinais clínicos de sangramento e alterações nos exames laboratoriais, mesmo se tratando de um caso grave, ponto relevante visto que nos acidentes ofídicos de serpentes desconhecidas o diagnóstico depende do quadro clínico e alterações laboratoriais. Salienta-se que o outro caso relatado na literatura também não apresentou alterações laboratoriais relacionadas à coagulopatia, em contrapartida, foi classificado como leve em dissonância com o caso relatado, classificado como grave.

Palavras Chave

PALAVRAS-CHAVES: Bothriopsis taeniata. Acidente botrópico. Epidemiologia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

BRUNA SEFFRIN SOARES, PAULA CRISTINA YUKARI SUZAKI FUJII, RAMON CALVACANTI SESCHIM, DANIEL EMILIO DALLEDONE SIQUEIRA