Dados do Trabalho


Título

POLICITEMIA VERA E DENGUE GRAVE - UMA INTRIGANTE CONEXAO HEMATOLOGICA NA CLINICA MEDICA

Fundamentação teórica/Introdução

A policitemia vera (PV) é uma neoplasia mieloproliferativa provinda de células-tronco acarretando eritrocitose e, por vezes, leucocitose e trombocitose. A terapêutica citorredutora com hidroxiureia (HU) é aplicado em casos de alto risco de evento trombótico, bloqueando enzima ribonucleotídeo redutase, reduzindo a produção eritróide, mieloide e megacariócito, normalizando a contagem sanguínea. Entretanto, o quimioterápico pode causar anemia, leucopenia e trombocitopenia por efeito de mielossupressão. Estes eventos podem ser exacerbados em pacientes com dengue, podendo desencadear repercussões hemorrágicas importantes.

Objetivos

Destacar a implicação de eventos hematológicos da HU em paciente com PV agravada pela dengue grave.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso.

Resultados

Paciente feminina, 72 anos, admitida no hospital com mialgia e hematêmese, associado a astenia, inapetência e melena. Portadora de hipertensão arterial sistêmica, Hipotireoidismo e PV, em uso contínuo de Anlodipino, Metoprolol, Levotiroxina e Hidroxiureia. Paciente em regular estado geral, hipocorada, desidratada, sem outras alterações. Possuía teste de antígeno NS1 positivo e hemograma com anemia, leucopenia e plaquetopenia, sendo suspenso a Hidroxiureia, na admissão. Com endoscopia digestiva alta (EDA), evidenciou-se lesões vasculares em corpo gástrico com sangramento ativo, e, hemostasia e transfusão de concentrado de hemácias (CH). Porém, a hematêmese e a anemia perseveraram. Houve remissão da dengue, com melhora da plaquetopenia, suspeitando-se da falha de hemostasia pelos demais achados. Realizou-se outra EDA que constou novas lesões vasculares em corpo gástrico com sangramento ativo, sendo feita hemostasia e prescrição de mais dois CH, Noripurum e Ácido Fólico. Dez dias após terapêutica, a paciente recebe alta com quadro estabilizado e encaminhamento ao hematologista para acompanhamento da PV.

Conclusões/Considerações Finais

Destarte, o quimioterápico usado na PV, objetivando controlar a produção de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas pode acarretar em aumento do risco hemorrágico. Essa condição pode ser exacerbada pelo acometimento de outra patologia, especialmente aquelas que possam confluir para a redução de plaquetas, como é o caso da dengue, sendo necessário, repensar a terapêutica com HU temporariamente, a fim de reestabelecimento do quadro hemorrágico.

Palavras Chave

policitemia vera, dengue, hemorragia, hidroxiureia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIPAR - Paraná - Brasil

Autores

AMANDA SIHNEL CORTEZ DA SILVA, TAZIANE MARA DA SILVA, PAULA MOSCOVITS QUEIROZ , CAMILA RONCHINI MONTALVÃO, CARLA ANDRESSA DAL PONTE