Dados do Trabalho


Título

ANEURISMA AORTICO ROTO ASSOCIADO COM SALMONELOSE DIFUSA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Um estudo em um hospital de Massachusetts evidenciou que o diabetes mellitus, em conjunto com uso de corticoides, doenças malignas, HIV, uso de antibióticos e drogas imunossupressoras apresentam-se como os fatores de risco para Salmonella spp em adultos e, além disso, a partir do momento que a bactéria entra na corrente sanguínea do indivíduo, considera-se estado de bacteremia pela Salmonella spp, com possibilidade de evolução para choque séptico e óbito. Assim, o estudo sobre a ocorrência da Salmonella spp torna-se fundamental, visto que há frequente ocorrência da bactéria na sociedade e chance de desfecho clínico desfavorável.

Objetivos

Apresentar um relato de caso de uma paciente diabética com aneurisma aórtico roto associado ao diagnóstico de salmonelose difusa.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo do tipo relato de caso, para o qual associou-se as informações da paciente pela análise de prontuários hospitalares e diálogo com os profissionais responsáveis acerca da evolução do caso.

Resultados

Paciente de 63 anos, sexo feminino, hipertensa e diabética, a qual relatou um quadro súbito de dor torácica no período da noite, que persistiu de modo contínuo por 20 dias. Conforme quadro clínico, solicitou-se tomografia e angiotomografia computadorizada, que detectou aneurisma sacular de arco aórtico, medindo 3,0 x 2,4 x 2,7cm, com colo de 1,8 cm e contornos irregulares. Além disso, constatou-se compressão da artéria pulmonar esquerda e o brônquio primário, sugerindo a presença de hematoma relacionado à ruptura contida do aneurisma. Após 4 dias de admissão no hospital, realizou-se abordagem cirúrgica do aneurisma. Durante a evolução pós operatória a paciente apresentou dificuldade para extubação e persistência de sintomas infecciosos. Com isso, realizaram-se novos exames, que indicaram uma fístula. Nesse período a paciente persistiu com sintomas infecciosos e ausência de melhora do quadro. Em conjunto, realizou-se cultura do lavado broncoalveolar, que identificou crescimento bacteriano de Salmonela spp. O tratamento de escolha foi Levofloxacino, porém a paciente evoluiu à óbito.

Conclusões/Considerações Finais

A Salmonella spp apresenta-se como uma bactéria de grande importância na área da saúde, tanto pela prevalência, quanto pelas possíveis consequências que pode gerar no organismo. Desse modo, possuir conhecimento acerca de fatores desencadeantes, principais sintomas e tratamento adequado torna-se fundamental à melhor evolução do quadro clínico dos pacientes infectados.

Palavras Chave

Salmonelose, aneurisma roto.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Estácio l IDOMED - Santa Catarina - Brasil

Autores

PAULA DE OLIVEIRA SANTANA, FERNANDO MERLOS, PRISCILA GABRIELLA CARRARO MERLOS, GABRIELA MACHADO GÜTHER