Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE LEMIERRE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Lemierre (SL) é uma doença rara que acomete principalmente jovens. Geralmente é ocasionada pelo Fusobacterium necrophrum, bactéria comensal da cavidade oral. O evento inicial mais comum é a infecção da orofaríngea com evolução para tromboflebite supurativa da veia jugular interna e embolização séptica para outros órgãos.

Objetivos

Relatar um caso de Síndrome de Lemierre e descrever os aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos.

Delineamento e Métodos

O trabalho se baseia em um estudo observacional descritivo do tipo relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 39 anos, admitida no pronto atendimento hospitalar com queixa de odinofagia há 7 dias, associado a febre, com evolução há 3 dias para dor e abaulamento em região cervical esquerda, apresentando hiperemia e hipertrofia amigdalianas, tendo recebido alta com prescrição de amoxicilina para uso domiciliar. Retorna após 72 horas com manutenção da dor, febre e abaulamento cervical. Os exames laboratoriais (11/07/2023) apresentaram leucocitose, com predomínio de segmentados e proteína c- reativa discretamente elevada de 0,89. Realizada tomografia computadorizada de região cervical que evidenciou: coleção hipodensa heterogênea com aspecto necrótico e liquefação central sugestivo de pequeno abscesso, localizada no espaço carotídeo esquerdo, lateralmente ao lobo da tireoide ipsilateral. Ainda, sinais de trombose da veia jugular interna esquerda. Assim, o diagnóstico da SL foi, portanto, baseado em correlações clínico radiológicas. Solicitado parecer para cirurgia vascular, com recomendação do início de anticoagulação plena com heparina não fracionada, associado a antibioticoterapia com ceftriaxona e clindamicina. Paciente apresentou melhora progressiva do quadro, sem indicação de abordagem cirúrgica e após 6 dias recebeu alta hospitalar com uso de amoxicilina e clavulanato e rivaroxabana, com orientação de retorno ao ambulatório de cirurgia vascular para acompanhamento.

Conclusões/Considerações Finais

A SL devido ao seu início insidioso, pode ser confundida com uma faringoamigdalite comum e ser muitas vezes tratada com displicência. Contudo, é uma patologia com grandes riscos para saúde, apresentando grande morbimortalidade. Dessa forma, a detecção precoce dessa patologia é imprescindível para uma abordagem terapêutica eficaz.

Palavras Chave

Trombose venosa; Síndrome de Lemierre; Veias jugulares.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Autores

GIOVANA ROCHA GUIDA, AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, NAYANNE HARDY LIMA PONTES, RAYSA PEREIRA DE SOUSA BARROS, FERLIANE MARQUES DE OLIVEIRA