Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE LEMIERRE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Lemierre (SL) é uma doença rara que acomete principalmente jovens. Geralmente é ocasionada pelo Fusobacterium necrophrum, bactéria comensal da cavidade oral. O evento inicial mais comum é a infecção da orofaríngea com evolução para tromboflebite supurativa da veia jugular interna e embolização séptica para outros órgãos.

Objetivos

Relatar um caso de Síndrome de Lemierre e descrever os aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos.

Delineamento e Métodos

O trabalho se baseia em um estudo observacional descritivo do tipo relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 39 anos, admitida no pronto atendimento hospitalar com queixa de odinofagia há 7 dias, associado a febre, com evolução há 3 dias para dor e abaulamento em região cervical esquerda, apresentando hiperemia e hipertrofia amigdalianas, tendo recebido alta com prescrição de amoxicilina para uso domiciliar. Retorna após 72 horas com manutenção da dor, febre e abaulamento cervical. Os exames laboratoriais (11/07/2023) apresentaram leucocitose, com predomínio de segmentados e proteína c- reativa discretamente elevada de 0,89. Realizada tomografia computadorizada de região cervical que evidenciou: coleção hipodensa heterogênea com aspecto necrótico e liquefação central sugestivo de pequeno abscesso, localizada no espaço carotídeo esquerdo, lateralmente ao lobo da tireoide ipsilateral. Ainda, sinais de trombose da veia jugular interna esquerda. Assim, o diagnóstico da SL foi, portanto, baseado em correlações clínico radiológicas. Solicitado parecer para cirurgia vascular, com recomendação do início de anticoagulação plena com heparina não fracionada, associado a antibioticoterapia com ceftriaxona e clindamicina. Paciente apresentou melhora progressiva do quadro, sem indicação de abordagem cirúrgica e após 6 dias recebeu alta hospitalar com uso de amoxicilina e clavulanato e rivaroxabana, com orientação de retorno ao ambulatório de cirurgia vascular para acompanhamento.

Conclusões/Considerações Finais

A SL devido ao seu início insidioso, pode ser confundida com uma faringoamigdalite comum e ser muitas vezes tratada com displicência. Contudo, é uma patologia com grandes riscos para saúde, apresentando grande morbimortalidade. Dessa forma, a detecção precoce dessa patologia é imprescindível para uma abordagem terapêutica eficaz.

Palavras Chave

Trombose venosa; Síndrome de Lemierre; Veias jugulares.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

GIOVANA ROCHA GUIDA, AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, NAYANNE HARDY LIMA PONTES, RAYSA PEREIRA DE SOUSA BARROS, FERLIANE MARQUES DE OLIVEIRA