Dados do Trabalho


Título

CUIADOS PALIATIVOS PERANTE A DOENÇA AVANÇADA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A medicina paliativa está crescendo lentamente, mas ainda há pouca educação sobre o tema. Sendo assim, existe a necessidade de aprofundamento em seus princípios e definições de forma que a sua abordagem para com o paciente seja o mais natural possível.

Objetivos

Ressaltar a importância dos cuidados paliativos (CP) e exemplificar com o caso como ele pode providenciar melhoria na qualidade de vida do paciente.

Delineamento e Métodos

Este estudo é um relato de caso com pesquisas feitas na plataforma “Scielo” para aprofundamento do tema e embasamento para melhor dissertação.

Resultados

Paciente oncológica de 51 anos também em tratamento para depressão. Ficou 4 anos e 6 meses em tratamento, sendo que por volta de 3 anos após o diagnóstico foi relatado o início do tratamento paliativo. Nos últimos meses de tratamento precisou de 4 internações onde o quadro foi conversado entre médico, paciente e acompanhante. Neste diálogo foi afirmado o desejo da paciente de não ter medidas invasivas. Em sua próxima internação a paciente veio a óbito.

Conclusões/Considerações Finais

Os CP abrangem diversas áreas e merecem ser considerados como uma conduta para os pacientes com doenças avançadas e sem perspectiva de cura. No cenário atual ainda requerem maiores estudos sobre o tema, assim como existem barreiras que precisam ser ultrapassadas.

Palavras Chave

“cuidados paliativos”, “tratamento sintomático”, “câncer”, “medicina paliativa

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

BARBARA GALIAÇO IACK