Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇAO GRAVE DE PACIENTE COM GOTA TOFACEA CRONICA COM COMPLICAÇOES: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A gota é uma artropatia inflamatória deflagrada pela produção excessiva e/ou excreção insuficiente de urato, com níveis séricos >6,8 mg/dL, o que favorece à precipitação de cristais desse composto orgânico, afetando pelo menos 1% da população, com predomínio do sexo masculino. Em seu 4º estágio clínico, gota tofácea crônica, as articulações podem apresentar dor ininterrupta e rigidez, bem como deformações visíveis ao exame físico.

Objetivos

Relatar caso de paciente com gota tofácea crônica com internação em hospital terciário e em unidade de terapia intensiva por complicações desta patologia.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, coleta de dados por análise de prontuário eletrônico em hospital terciário.

Resultados

Paciente, sexo masculino, 62 anos, portador de gota tofácea crônica, diagnosticado há 30 anos, acompanhado previamente por reumatologia, porém com perda de seguimento e uso irregular de medicações. Histórico de etilismo crônico, ex-tabagista e ausência de adesão a dieta nutricional adequada. Admitido em hospital terciário por celulite secundária a infecção de tofos gotosos, os quais apresentavam drenagem de secreção purulenta, além de limitação de mobilização articular. Ademais, associada ao quadro de gota, apresentava doença renal crônica e nefrocalcinose, com piora progressiva evoluindo para terapia de substituição renal. Durante a internação, apresentou sepse de foco cutâneo e pulmonar, necessitando de múltiplos esquemas antibióticos de amplo espectro, ventilação mecânica e suporte avançado. Durante acompanhamento em unidade de terapia intensiva, apresentou refratariedade às medidas terapêuticas, antibioticoterapia e drogas vasoativas, evoluindo a óbito.

Conclusões/Considerações Finais

Assim, o caso clínico em questão relata um quadro desafiador de paciente com perda de seguimento e de controle de doença crônica, evoluindo com complicações do estágio final da doença. A ausência de conhecimento desta patologia e suas complicações, pelo paciente, aumenta a chance de perda de seguimento e abandono de tratamento. O caso relatado mostra evolução rara e grave de uma doença altamente presente na sociedade. Assim, ressalta-se a importância do correto manejo da gota desde sua forma inicial, como prevenção de complicações, até a comunicação e explicação sobre diagnóstico e abordagem terapêutica ao paciente e familiares, com acompanhamento próximo, evitando a perda de seguimento e evolução desfavorável.

Palavras Chave

Gota, Nefrocalcinose, Sepse

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Ceará - Brasil

Autores

BIANCA FERNANDES TAVORA ARRUDA, JOSÉ LUCAS TAVARES ANSELMO, AMANDA SANTIAGO MOURA, LETÍCIA CAVALCANTE PINHO, TADEU GONÇALVES DE LIMA