Dados do Trabalho


Título

CAUSA INCOMUM DE ICTERICIA

Fundamentação teórica/Introdução

Icterícia é uma condição clínica comum e que pode ser causada por uma variedade de condições. A investigação consiste em história clínica detalhada e exames complementares necessários.

Objetivos

Descrever causa incomum de ictericia.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Relato de caso: paciente masculino, 75 anos, com história de hipertensão arterial em uso de Valsartana e Hidrolototiazida, é admitido com icterícia, prurido, colúria, acolia fecal e perda ponderal não intencional de cerca de 5 kg há dois meses. Ao exame icterícia 3+/4+ e abdome normal. Exames laboratoriais com icterícia de padrão colestático - Fosfatase alcalina 652 U/L, Gamaglutamiltransferase 265 U/L, Bilirrubina (Bb) total 10,4 mg/dL, Bb direta 8,9 mg/dL, Bb indireta 1,5 mg/d. Colangiorresonância e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica evidenciaram vesícula biliar com paredes finas e múltiplos pequenos cálculos, sem dilatação de vias biliares. Foi submetido a colecistectomia e biópsia hepática, que mostrou doença colestática em atividade, sem evidência de fibrose Colangiografia descartou síndrome de Mirzzi. Foi evidenciada colecistite gangrenosa e tratada com antibioticoterapia guiada por cultura de secreção, sem melhora.
Seguiu investigação com Bb total atingindo o nadir de 16 mg/dL: cobre em Urina de 24h aumentado, Ceruloplasmina normal e avaliação oftalmológica sem anéis de Kayser-Fleischer, sendo descartada Doença de Wilson em painel multigênico, assim como Síndrome de Rotor e de Dubin Jhonson; Resultados negativos para anticorpos (AC) antimitocondriais, IgG4, coloração com Rodanina e sorologias para hepatites A, B e C. Destacou-se deficiência de Vitamina B12- 50 pg/ml e AC Anti-célula parietal positivo.
Endoscopia digestiva alta evidenciou atrofia de mucosa gástrica.
Diante disso foi realizada reposição intramuscular de vitamina B12, com boa resposta da icterícia, recebendo alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

Icterícia pode representar condições que podem causar risco de vida e muitas etiologias são reversíveis e devem ter seu diagnóstico esclarecido.
Sugerimos que a deficiência de vitamina B12 pode estar associada à hiperbilirrubinemia e à colestase, levando-se em conta a coerência e o gradiente biológico observados, devendo, portanto, ser analisada nos quadros de icterícia de etiologia desconhecida.

Palavras Chave

Colestase; Hiperbilirrubinemia; Vitamina B12

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Unimed Rio - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

KAMILA NETTO DE CASTRO, LORENA BARROS MIRANDA, CLAUDIO JOSE SOBREIRA CAVALIERI, PAULO GUSTAVO AGUIAR DE OLIVEIRA , ARTHUR MOTA DAMASCENO