Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES HEMATOLOGICAS EM PACIENTES INTERNADOS POR COVID-19 EM UM HOSPITAL DO SUL DO BRASIL NO PERIODO DE MARÇO DE 2020 ATE NOVEMBRO DE 2021

Fundamentação teórica/Introdução

A infecção por Covid-19 pode causar desde sintomas leves até pneumonia viral e óbito, sendo as alterações hematológicas muito frequentes, principalmente nos casos mais graves. Além disso, a idade avançada e a presença de comorbidades podem permitir uma progressão mais severa da doença nesses pacientes.

Objetivos

Avaliou-se o perfil sociodemográfico, as alterações encontradas em hemogramas e sua correlação com o desfecho de pacientes internados com Covid-19 em um hospital de referência regional no sul do Brasil no período de março 2020 a novembro de 2021.

Delineamento e Métodos

Estudo do tipo transversal, utilizando dados secundários da avaliação dos prontuários em SAME (Serviço de Arquivo Médico) dos pacientes que foram internados em enfermarias e UTI, com diagnóstico clínico e laboratorial de Covid-19.

Resultados

2.300 pacientes compuseram a amostra sendo 483 excluídos por não possuírem hemograma, por terem sido transferidos para outro serviço de saúde ou por não possuírem a descrição adequada da presença de comorbidades, totalizando uma amostra de 1.817 pacientes. A maioria dos indivíduos eram homens, com idade média de 58,41 anos e que possuíam comorbidades, destacando-se as doenças cardiovasculares (principalmente HAS) e endócrino-metabólicas (como DM e obesidade). Na associação entre as variáveis analisadas, encontrou-se significância (p< 0,005) entre o óbito e: presença de comorbidades (risco 3x maior), alterações em plaquetas, segmentados, linfócitos, leucócitos, hematócrito e hemoglobina. Já na análise multivariada por regressão logística binária, os fatores associados de maneira independente ao óbito mais significativos foram a presença de comorbidades (aumento de 78%), idade, alteração de plaquetas, linfopenia e neutrofilia.

Conclusões/Considerações Finais

Concluiu-se que os principais parâmetros relacionados ao óbito foram a presença de comorbidades, a trombocitopenia, a linfopenia e a neutrofilia.

Palavras Chave

Covid-19; Hemograma; Linfopenia; Neutrofilia; Hospitalização; Comorbidades.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA CLARA DA SILVA, MARIA ZÉLIA BALDESSAR