Dados do Trabalho


Título

MORTALIDADE POR LEUCEMIA MIELOIDE NO BRASIL NO PERÍODO DE 2011 A 2021.

Fundamentação teórica/Introdução

Leucemia mieloide é uma neoplasia hematológica originada da mutação de célula precursora da linhagem mieloide, podendo acometer pessoas de diversas idades, entretanto, seu diagnóstico é mais comum em adultos entre 65 e 70 anos. Devido ao seu caráter agressivo e sintomas inespecíficos, compreender melhor sua epidemiologia pode auxiliar no diagnostico precoce e melhorar o prognóstico.

Objetivos

Avaliar as regiões do Brasil com maior número de casos, o gênero e a faixa etária da população brasileira mais acometida por leucemia mieloide no período de 2011 a 2021.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo ecológico de série temporal, com dados extraídos do Ministério da Saúde (MS), por meio do Instituto Nacional do Câncer (INCA) com dados de mortalidade a nível nacional.

Resultados

No Brasil, no período avaliado, ocorreram 34.812 óbitos em virtude da leucemia mieloide. Foi observada maior taxa de mortalidade na faixa etária dos 70 a 79 anos (6.946 óbitos), ou seja, 8,07/100 mil. A Região Sul (1,56/100 mil) seguida da região Centro-Oeste (1,55/100 mil) apresenta as maiores taxas de mortalidade para leucemia mieloide na população geral. No que se refere ao sexo, foram observados 18.114 óbitos masculinos (1,6/100 mil) e 16.697 óbitos femininos (1,25/100 mil).

Conclusões/Considerações Finais

Com a realização do estudo observamos que a prevalência de mortalidade foi maior no sexo masculino e as regiões com maior número de óbitos foram respectivamente nas regiões Sul e Centro-oeste com uma discreta diferença, acometendo principalmente a faixa etária entre 70 a 79 anos.

Palavras Chave

mortalidade, leucemia, leucemia mieloide, Brasil.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

GABRIEL TOMAZ PEREIRA NUNES, BRUNA CAMARGO, BARBARA MASSIH DE OLIVEIRA, JOÃO VICTOR FERNANDES DE OLIVEIRA, ERIC DIEGO TUROSSI AMORIM