Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇAO ATIPICA E ACELERADA DE PARKINSONISMO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O Parkinsonismo é uma das desordens funcionais de movimento, e é caracterizado por sintomas neurológicos funcionais cujas manifestações primárias são bradicinesia, tremor, distúrbio de marcha e rigidez. A identificação de possíveis fatores desencadeantes do quadro, vista a possibilidade de reversão dos sintomas, torna-se essencial na propedêutica.

Objetivos

Relatar apresentação atípica de parkinsonismo, com evolução abrupta dos sintomas, visando a identificação de causas reversíveis.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Masculino, 54 anos, hipertenso, portador de Diabetes Mellitus tipo 2 e transtorno afetivo bipolar, com histórico de dois episódios de Acidente Vascular Encefálico (AVE) Isquêmico, com recuperação total da mobilidade posteriormente. Fazia uso de Quetiapina e Carbolítio há cinco anos. Evoluiu com fraqueza e alteração de marcha há uma semana, com incapacidade para deambular de modo autônomo. O paciente apresentava tremores assimétricos, finos e ritmados em membros superiores com clássica rigidez em roda denteada assimétrica, além de marcha parkinsoniana. Referia histórico familiar de pais consanguíneos e oito irmãos, quatro deles com distúrbios de movimento semelhantes. Dentre os exames realizados, evidenciaram-se sorologias infecciosas (sífilis, hepatites virais, HIV, citomegalovírus e Epstein-Barr) negativas, e ressonância magnética (RNM) encefálica com focos confluentes de hipersinal em T2/FLAIR na substância branca periventricular e subcortical, bem como leucopatia difusa, achados estes semelhantes aos encontrados nas RNMs dos seus irmãos, além de lesões de encefalomalácia em região occipital direita e infartos lacunares em regiões nucleocapsulares, compatíveis com os episódios prévios de AVE. Quanto à abordagem terapêutica, foi prescrito Prolopa e suspenso o Carbolítio, medicação potencialmente causadora de Parkinsonismo, com melhora significativa do quadro clínico. Devido ao histórico familiar, encontra-se em investigação para leucodistrofias, aguardando realização do painel genético.

Conclusões/Considerações Finais

O Parkinsonismo é uma síndrome debilitante quando não investigada adequadamente, haja vista a evolução progressiva dos sintomas motores. Sendo assim, nos distúrbios de movimento, avaliar as histórias clínica e familiar, excluir possíveis causas reversíveis e realizar exames de imagem, quando se observam evoluções atípicas, torna-se imprescindível.

Palavras Chave

Parkinsonismo; Marcha parkinsoniana; Desordens de movimento.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Complexo de Saúde São João de Deus - Minas Gerais - Brasil

Autores

GABRIEL HENRICH MARQUES GONÇALVES, LARA GOULART PEREIRA, ALEXANDRE LÚCIO SOARES DE ASSUNÇÃO