Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS CAUSAS DE MORTE, EM CORPOS NECROPSIADOS EM UM SERVIÇO DE VERIFICAÇAO DE OBITO, COM HISTORIA PREVIA DE ALZHEIMER

Fundamentação teórica/Introdução

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. Há 4 anos atrás, estimou-se que 45 milhões de pessoas conviviam com esta condição no mundo, sendo assim, necessário entender o panorama da doença para manejo da saúde pública.

Objetivos

Avaliar as principais causas de morte e suas comorbidades descritas em procedimentos de necropsia em pacientes diagnosticados com DA conforme as declarações de óbito.

Delineamento e Métodos

A presente pesquisa é um estudo caracterizado como observacional de delineamento transversal, com uso de dados secundários provenientes das Declarações de Óbito realizadas no Serviço de Verificação de Óbito de uma cidade de Santa Catarina no período entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020. Foram incluídos no estudo 559 laudos.

Resultados

Dentre as ocorrências Cardiovasculares, as principais classificações internacionais de doenças (CID) foram o I255 (miocardiopatia isquêmica) com 116 casos registrados e o I255 (doença isquêmica crônica do coração) com 49 casos. Já nos casos dos óbitos por causa Respiratória os CID mais prevalentes foram, com 112 casos o J18 (broncopneumonia não especificada) e o J81 (edema pulmonar) com 61 casos. Verificou-se prevalência estatisticamente maior (p<0,05) de hipertensão (60,8% vs 44,4%) e cardiopatia (92,7% vs 73,4%) entre os pacientes com causa de morte imediata Cardiovascular, do que entre os pacientes que não apresentavam esta causa de morte. Tinham hipertrofia de ventrículo esquerdo (VE), 55,3% dos pacientes com diagnóstico de Alzheimer e que tiveram causa de morte imediata como cardiovascular. Ainda, os indivíduos com DA e morte por causa Cardiovascular também tiveram maior frequência de hipertrofia de VE do que os pacientes sem causa de morte Cardiovascular (55,3% vs 37,4%). Verificou-se, também, prevalência estatisticamente maior (p<0,05) de congestão pulmonar (57,5% vs 32,5%) e aterosclerose (70,3% vs 47,6%) entre os pacientes com causa de morte imediata Cardiovascular, do que entre os pacientes sem esta causa de morte.

Conclusões/Considerações Finais

Em relação as principais causas imediatas de morte, a Cardiovascular representou prevalência de 48,8% e a Respiratória apresentou 39,4% dentre o total dos laudos analisados, sendo juntas responsáveis por 88,2% das causas de morte em indivíduos com diagnóstico prévio de Alzheimer na amostra analisada.

Palavras Chave

Autopsia; Causas de morte; Doença de Alzheimer

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA EDUARDA COELHO DA MAIA, ANDRESSA MARIA CARUS, GIULIA ANTUNES MENDES, KELSER DE SOUZA KOCK, CARLOS OTÁVIO GONÇALVES