Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO ENTRE AUTOEXAME DE MAMA E NIVEL DE ESCOLARIDADE: UM ESTUDO PROSPECTIVO

Fundamentação teórica/Introdução

De forma global, a porcentagem de câncer aumentou de forma alarmante, tornando-se o segundo principal causador de mortes no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Mencionando tipos específicos de canceres, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum, sendo também o responsável pelo maior número de mortes por câncer no sexo feminino.

Objetivos

Analisar a porcentagem do público feminino de 18 a 75 anos que conhece a semiotécnica do autoexame de mamas relacionando-o ao nível de escolaridade das participantes.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo, de natureza avaliativa aprovado sobre o CEP número 6.074.287, realizado na Unidade Básica de Saúde Central no município de Caçador- Santa Catarina. Foram realizadas entrevistas clínicas com mulheres de 18 a 75 anos, de forma individual, por meio de um questionário, que contou com perguntas relacionadas ao conhecimento sobre o autoexame de mamas, bem como nível de escolaridade das pacientes entrevistadas.

Resultados

Participaram da pesquisa 35 mulheres, sendo a faixa etária em média de 49,7 anos. Com relação a escolaridade, a maioria das mulheres entrevistadas (57,14%) realizaram apenas o ensino fundamental. Apesar do número anterior ser relevante, apenas 20% das mulheres abordadas afirmaram não saber o que é a semiotécnica do autoexame de mama.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados deste estudo revelam um numero elevado de mulheres com baixa escolaridade. Entretanto, com relação ao conhecimento sobre a semiotécnica do autoexame de mamas, 80% das mulheres afirmaram saber o que é, o que aparentemente parece contraditório. Entretanto, quando perguntado mais a fundo sobre o autoexame, a maioria acabou por confundir com outros exames, não sabendo ao certo a semiotécnica do autoexame de mamas. Ainda, o presente estudo deve relembrar a importância de ser abordado o tema sobre câncer de mama para a população em vários locais, não apenas nas escolas e ambientes acadêmicos, atingindo também as populações mais carentes e vulneráveis.

Palavras Chave

Neoplasias da Mama. Autoexame de Mama.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

VANESSA MACHRY, YAN FINCATTO, EDUARDA CAVALLI ZIROLOMETA, BRUNA GABRIELA OLIVEIRA, ELIANA REZENDE ADAMI