Dados do Trabalho


Título

MIELOMA MULTIPLO DE CADEIA LEVE EM PACIENTE ADULTO JOVEM, BRANCO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O Mieloma Múltiplo (MM) constitui 10% de todas as neoplasias hematológicas e 1% de todas as malignidades, sendo o Mieloma Múltiplo de Cadeias Leves (MMCL) o terceiro tipo mais comum. A proteína M mais comumente encontrada no MM é a imunoglobulina (Ig) G, seguida da IgA. Os isótipos de MM de cadeia leve podem ter impacto na sobrevida, a qual é menor com o isotipo Lambda do que Kappa, sendo parcialmente explicado por maior propensão a lesão renal e formação de proteína amiloide.

Objetivos

Diante das principais características do MM, este relato se propõe a expor um caso ocorrido em Recife-PE, em junho de 2023, apresentando características típicas do Mieloma Múltiplo sintomático.

Delineamento e Métodos

Relato de caso a partir de dados obtidos durante o acompanhamento do paciente.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 54 anos, branco, admitido em um hospital terciário com queixa de perda ponderal de 10kg em 5 meses, além de dor em região dorsal e torácica há 3 meses, de caráter lancinante, forte intensidade e refratária a anti-inflamatórios e analgésicos. Na admissão, os exames laboratoriais revelaram anemia normocítica e normocrômica, além de disfunção renal (Cr= 3,7 e UR=90), hipercalcemia grave, PTH e relação albumina/globulina normais. O paciente evoluiu com piora da dor, sendo solicitadas tomografias computadorizadas de tórax e abdome com contraste, evidenciando-se lesões osteolíticas difusas em coluna lombar, torácica, esterno e costelas. Aventada, então, hipótese de MM. Eletroforese de proteínas evidenciou pico em Alfa-2e a Imunofixação de proteínas séricas apresentou proteína monoclonal kappa isolada. Para melhor esclarecimento, realizou-se biópsia de medula óssea, com achado de 80% de plasmócitos maduros com morfologia atípica. Após o diagnóstico de MMCL, paciente foi encaminhado ao serviço de referência em Onco-hematologia para seguimento.

Conclusões/Considerações Finais

O MM é um tipo de raro de câncer hematológico, sendo o subtipo CL com menor prevalência, intimamente relacionado à insuficiência renal, lesões osteolíticas, anemia e hipercalcemia. O caso exposto traz à tona um perfil de apresentação clínica pouco comum de MM nesta faixa etária e raça branca, sendo, portanto, de grande relevância e contribuição à literatura.

Palavras Chave

Mieloma Múltiplo, Cadeias leves

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

JOYCE MAIA ARCA, MARIANA DANTAS MOREIRA, ARTUR LÍCIO ROCHA BEZERRA JÚNIOR, IGOR DE LA ROCQUE BARROS CARLOS DA SILVA, CLEZIO CORDEIRO DE SÁ LEITÃO