Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE PERCHERON: UMA CAUSA DE REBAIXAMENTO DO SENSORIO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Percheron corresponde a uma apresentação rara de acidente vascular cerebral caracterizado pela oclusão da artéria de Percheron (AP), variante anatômica rara das artérias tálamo-perfurantes, um tronco único originado da artéria cerebral posterior (ACP). Ela é responsável pela irrigação do território talâmico paramediano bilateral e o mesencéfalo rostral. Sua tríade clássica de apresentação é hiperinsônia, paralisia ocular vertical e síndrome amnésica.

Objetivos

O presente trabalho tem objetivo que descrever uma causa incomum de Coma.

Delineamento e Métodos

O trabalho aborda o relato de caso vivenciado pela equipe de Clínica Médica em um hospital Geral no interior do Paraná.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 72 anos, previamente com histórico de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca isquêmica, Fibrilação atrial, admitido em serviço terciário com histórico de rebaixamento de nível de consciência súbito, com 2 horas de evolução, apresentando-se em Glasgow 7/15 necessitando de intubação orotraqueal e assistência ventilatória mecânica. À avaliação neurológica, apresentava-se não responsivo, pupilas midriáticas, reflexo córneo-palpebral presente, hipertonia de MMSS e MMII e hiperreflexia global. Foi realizada tomografia de crânio que evidenciou injúria vascular isquêmica em região de tálamos mediais bilaterais e região paramediana esquerda do mesencéfalo, sugerindo infarto da AP.

Conclusões/Considerações Finais

O infarto talâmico bilateral por oclusão da AP gera uma síndrome clínica pouco frequente e de difícil diagnóstico. Por tratar-se de uma síndrome rara, com manifestações inesperadas e amplas, a Síndrome de Percheron nem sempre é lembrada nas emergências. Assim, reforça-se a importância da investigação, especialmente em pacientes comatosos sem associação de alterações metabólicas ou farmacológicas, para instituição precoce de tratamento, visando melhores prognósticos.

Palavras Chave

síndrome de percheron, Acidente vascular cerebral, coma, tálamo

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIPAR - Universidade Paranaense - Paraná - Brasil, UOPECCAN - União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer - Paraná - Brasil

Autores

MARCOS ANTONIO ALMEIDA DOMINGUES JUNIOR, HULLY DA SILVA, KAREN RAMOS MARIN, THAYNE ZIMERMANN DURIGON, CARLA ANDRESSA DAL PONTE