Dados do Trabalho


Título

SINDROME DRESS ASSOCIADA AO ALOPURINOL

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de reação a medicamentos com eosinofilia e sintomas sistêmicos ou Drug Reaction With Eosinophilia and Systemic Symptoms (DRESS), é uma entidade incomum na prática médica, tendo como quadro clínico sintomas inespecíficos devido ao seu acometimento sistêmico, dificultando muitas vezes seu diagnóstico de forma precoce. A importância de saber reconhecê-la se deve ao fato de que esta se enquadra como diagnóstico diferencial de condições clínicas frequentes na prática médica.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome DRESS por alopurinol, ocorrida em paciente durante uma internação em um hospital do interior de São Paulo, contribuindo, assim, para auxiliar no reconhecimento desta entidade na prática médica.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso elaborado com base nas informações dispostas no prontuário da paciente.

Resultados

Paciente internada em uma enfermaria de clínica médica, em um hospital do interior de São Paulo, com quadro de febre, exantema difuso por todo corpo, incluindo palma das mãos e planta do pés, associado a prurido generalizado, tosse seca e anasarca. Estava em uso de alopurinol há 3 meses. Seus exames da admissão demonstraram plaquetopenia, leucocitose e eosinofilia, bem como elevação de TGO e TGP. Foi aventada a hipótese diagnostica de síndrome DRESS em seu oitavo dia de internação. Após tratamento de suporte e introdução de corticoterapia, houve melhora da sintomatologia e a paciente cursou com boa evolução clínica.

Conclusões/Considerações Finais

Como se trata de uma condição clínica rara, tal estudo foi feito com o intuito de ampliar o conhecimento acerca do tema e reforçar sua importância como diagnóstico diferencial de condições clínicas frequentes. Seu diagnóstico ainda é um desafio dentro do cenário médico, já que seus sinais e sintomas são inespecificos. Porém, seu reconhecimento e tratamento precoces são essenciais para melhorar o prognóstico dos paciente e consequentemente diminuir a morbimortalidade por esta síndrome.

Palavras Chave

DRESS, alopurinol, eosinofilia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de franca - São Paulo - Brasil

Autores

BRENDHA CAMARGO