Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE INTESTINAL COMO CAUSA DE ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO E A IMPORTANCIA DE SEUS DIAGNOSTICOS DIFERENCIAIS: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução/Fundamentos: A tuberculose (TB) intestinal é forma extrapulmonar da infecção pela micobactéria M. tuberculosis, constituindo cerca de 5% dos casos. Ocorre mais frequentemente da reativação de foco gastrointestinal latente, ingestão de bacilos por foco pulmonar ativo ou disseminação hematogênica. A região ileocecal é a mais comprometida, sendo a obstrução intestinal complicação importante. O diagnóstico é realizado por análises histopatológicas e culturas de tecido, com identificação do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), sendo o método mais confiável.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de TB intestinal, destacando a importância de seu diagnóstico diferencial em pacientes com fatores de risco e obstrução gastrointestinal.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: trabalho da modalidade relato de caso com dados obtidos através de estudo do prontuário e comparados com referências bibliográficas.

Resultados

Resultados: Paciente masculino, 49 anos, epiléptico, institucionalizado e com histórico de encarceramento. Admitido por abdome agudo obstrutivo com evolução de 5 dias, associado à síndrome consumptiva. Na admissão, apresentava sinais de peritonite com indicação de laparotomia exploradora de urgência. No intraoperatório, observados sinais sugestivos de carcinomatose peritoneal e massa estenosante em ceco, sendo optado pela ileostomia terminal, com envio de amostras do omento, parede abdominal e mesentério para análise. O anatomopatológico revelou ausência de malignidade e confirmou diagnóstico de TB intestinal pela detecção de BAAR em tecidos histológicos, além da presença de processo inflamatório granulomatoso epitelióide, com necrose caseosa e células gigantes multinucleadas do tipo Langhans. Durante o internamento, foi observado sintoma de tosse produtiva, realizada tomografia de tórax que demonstrou nódulos centrolobulares com padrão de disseminação de árvore em brotamento, compatíveis com TB pulmonar associada. Iniciou-se o tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Paciente evoluiu com melhora clínica progressiva, possibilitando sua alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais: A importância de identificar sinais clínicos sugestivos e realizar um diagnóstico preciso em casos de obstrução intestinal é essencial, especialmente em países em desenvolvimento, e em pacientes com epidemiologia compatível. A TB intestinal pode mimetizar condições como neoplasias e doença inflamatória intestinal, tornando o diagnóstico diferencial um desafio.

Palavras Chave

Tuberculose intestinal, Bacilo álcool-ácido resistente

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA FERNANDA DE AGUIAR SOARES, EDUARDO ALBANSKE RABONI, GIULIA CALDEIRA GAELZER, CAMILA RODRIGUES FERREIRA, LEONARDO TEIXEIRA