Dados do Trabalho


Título

HERPES-ZOSTER DISSEMINADO APOS ADMINISTRAÇAO DE RITUXIMABE EM PACIENTE PORTADOR DE LINFOMA DE HOGDKIN: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

De acordo com Silva (2022), a Herpes Zóster é uma doença infecciosa que cursa de forma aguda, imunoprevenível, altamente contagiosa e tendo como o agente etiológico o vírus varicela-zoster (VVZ). Tem como característica a presença de febre e vesículas disseminadas, possuindo como característica clínica o polimorfismo das lesões cutâneas, que se apresentam nas formas evolutivas de máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas, acompanhadas de prurido. A reativação da infecção latente pelo VVZ, manifesta-se como erupções cutâneas ou bolhas, prurigino-dolorosas que normalmente acompanham um hemi-dermátomo.

Objetivos

Relatar um caso de Herpes Zoster disseminado, sua evolução e desfecho clínico, em um paciente imunossuprimido por uso contínuo do Rituximabe.

Delineamento e Métodos

O estudo foi realizado em forma de relato de caso, no qual se desempenhou uma análise completa de um paciente, passando pelos aspectos clínicos, sintomatológicos, físicos, laboratoriais e imagem. O sigilo das informações coletadas foi mantido, o que corrobora a confidencialidade dos dados.

Resultados

Paciente R.F., masculino, 45 anos, em tratamento prévio para esquizofrenia e Linfoma de Hogdkin, em uso de Rituximabe, com boa resposta terapêutica. Procurou atendimento, com queixa de lesões em região de face, auricular e tórax com evolução de sete dias, após terapêutica com imunomodulador. Apresentava lesões de fundo hiperemiadas, com crostas e bolhas dolorosas e pruriginosas em face, cervical, pavilhão auditivo e escápula de hemicorpo à esquerda. Além de saída de secreção purulenta de ouvido esquerdo e lesões vesiculares e papulosas pruriginosas em membros, abdome e tórax. Diante das características clínicas, foi solicitado tomografia computadorizada para descartar quadro associado de mastoidite, sem alteração significativa. Iniciou-se o tratamento em isolamento hospitalar, com itraconazol, aciclovir e piperacilina-tazobactam, tendo alta hospitalar com 11 dias de internação e remissão do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Observando o curso do caso relatado, houve uma melhora e remissão satisfatória do quadro clínico, necessitando de manejo de distúrbios hidroeletrolíticos e outras medidas de suporte. Porém evoluindo com melhora das lesões e alta hospitalar. Diante disso, chamasse a atenção para a apresentação atípica de herpes-zóster disseminado, decorrente da imunossupressão causada pelo Rituximabe em um paciente em tratamento de Linfoma de Hogdkin.

Palavras Chave

Herpes Zoster disseminado, imunossupressão, Rituximabe, Linfoma de Hogdkin

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIPAR - Universidade Paranaense - Paraná - Brasil, UOPECCAN - União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer - Paraná - Brasil

Autores

MARCOS ANTONIO ALMEIDA DOMINGUES JUNIOR, HULLY DA SILVA, GUSTAVO SUZUKI RUZZON, RODRIGO HERMINIO ROPELATO, RAPHAEL CHALBAUD BISCAIA HARTMANN