Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇOES NEUROLOGICAS CENTRAIS E PERIFERICAS DEVIDO A ANEMIA PERNICIOSA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A deficiência da Cobalamina (vitamina B12) leva a diversos distúrbios neurológicos, incluindo alterações cognitivas, neuropatias periféricas e a degeneração combinada subaguda medula, devido a desmielinização no corno posterior e lateral. A causa mais comum dessa hipovitaminose é a anemia perniciosa.

Objetivos

Relato de caso de deficiência de vitamina B12 por anemia perniciosa causando comprometimento neurológico central e periférico.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Feminino, 30 anos, com história de anemia crônica desde os 17 anos e em uso contínuo de sulfato ferroso e ácido fólico. O quadro, com 2 meses de evolução, iniciou com astenia, dispneia aos pequenos esforços, parestesia progressiva dos quatro membros e evolução para restrição do leito. A paciente internou no serviço de clínica médica com tetraparesia arreflexa grau III, comprometimento da sensibilidade profunda (propriocepção e vibratória) e superficial (térmica e dolorosa) distal. O Hemograma mostrou anemia normocítica normocrômica. A Dosagem de vitamina B12 foi inferior a 50 pg/ml. O anticorpo anti-fator intrínseco foi de 1,5 mg/dl (VR 1,0 mg/dl). A endoscopia digestiva alta não apresentou alterações. A Eletroneuromiografia evidenciou polineuropatia sensitiva motora com sinais de atividade. A Ressonância magnética da coluna cervical, torácica, lombar e o exame de liquor foram normais. Foi Iniciada a reposição de vitamina B12 por via intramuscular. Após 1 mês de correção da hipovitaminose, a paciente já apresentava dosagem normal de vitamina B12 >2000 (VR 210 – 980) e, em poucos meses, evoluiu com regressão total dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

No sistema nervoso, a vitamina B12 atua de forma indireta para a síntese de mielina, sua deficiência gera manifestações clínicas neurológicas, como a parestesias e fraqueza, comprometendo os quatro membros evoluindo para paraplegia. A anemia perniciosa é uma condição autoimune, relacionada à produção de anticorpos contra células parietais gástricas ou fator intrínseco, envolvida na absorção intestinal da vitamina B12. O autoanticorpo anti-fator intrínseco apresenta uma baixa sensibilidade e alta especificidade, portanto, quando presente confirma o diagnóstico de anemia perniciosa. O tratamento é reposição de cianocobalamina, que permitiu a reversão completa dos sintomas e um bom desfecho para a paciente.

Palavras Chave

Deficiência de Vitamina B 12, Anemia Perniciosa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

TATIANE GRAVEL CORREDOR, CAMILA MAMEDE FERRAÇO, VANESSA DE PAULA, BIANCA COSTA, CLAUDIA MIGUELOTE