Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇAO DO PADRAO OBSTRUTIVO CORONARIANO NA CINEANGIOCORONARIOGRAFIA COM SEUS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO EM PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITARIO NOVA ESPERANÇA EM JOAO PESSOA - PB

Fundamentação teórica/Introdução

A maioria das dores torácicas agudas é causada pela Síndrome Coronariana Aguda (SAC). O Diagnóstico e intervenção precoces são essenciais para melhores desfechos clínicos. A cineangiocoronariografia (cateterismo cardíaco - CAT) é uma abordagem terapêutica que auxilia no diagnóstico, na definição de padrões obstrutivos e no tratamento direto de oclusões arteriais, reduzindo a morbidade em comparação com intervenções cirúrgicas abertas.

Objetivos

Buscou-se estabelecer relação entre os padrões obstrutivos achados no CAT com as principais variáveis que constituem como fatores de risco para a patogênese da SCA.

Delineamento e Métodos

A pesquisa tem caráter observacional e contou com uma amostra de 25 pacientes internados e submetidos ao CAT em um hospital em João Pessoa-PB entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas. Para a comparação entre duas categorias em relação à variável numérica foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Para obtenção dos dados estatísticos, os dados foram digitados na planilha EXCEL e no IMB SPSS (versão 25). Foram utilizados os descritores “Cateterismo Cardíaco”; “Síndrome Coronariana Aguda”; “Oclusão coronária”.

Resultados

Após a análise, a maioria dos pacientes (56%) tinha entre 48 e 69 anos e 64% eram homens. 88% portava Diabetes Mellitus (DM), 88% portava Hipertensão Arterial (HAS), e 48% eram tabagistas de longa data. Em relação ao padrão obstrutivo, 16% tinham obstrução uniarterial, 8% biarterial e 76% triarterial. Pacientes com obstrução uniarterial eram principalmente homens (75%), todos com hipertensão e diabetes (100%), e 50% eram tabagistas. Na obstrução biarterial, 50% eram homens, 50% tinham diabetes, todos com hipertensão (100%), e não havia registro de tabagistas. Na obstrução triarterial, 63% eram homens, 78% tinham hipertensão, todos tinham diabetes (100%), e 52% eram tabagistas.

Conclusões/Considerações Finais

Não foi encontrada significância estatística na relação entre o padrão arterial obstrutivo e os fatores de risco para a Síndrome Coronariana Aguda (SCA). No entanto, destaca a importância da prevenção da SAC por meio do controle adequado dos fatores de risco e do diagnóstico precoce da doença. Essas medidas são consideradas fundamentais para aumentar as chances de sucesso no processo de cura da SCA.

Palavras Chave

Cateterismo Cardíaco; Síndrome Coronariana Aguda; Oclusão coronária.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) - Paraíba - Brasil

Autores

JULIANO INFANTINO MACIEL, AMANDA DUARTE DE ANDRADE, GEORGE ROBSON IBIAPINA, REALEZA THALYTA LACERDA FARIAS, EMANUEL FRANCISCO DE CARVALHO PINTO