Dados do Trabalho


Título

ENCURTAMENTO DO INTERVALO QT APOS USO DE ANABOLIZANTES EM ATLETA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

INTRODUÇÃO: O excesso de testosterona pode aumentar a expressão de canais iônicos no músculo cardíaco, levando a regulação positiva das correntes de potássio e da supressão das correntes de cálcio. Esses efeitos podem promover arritmogênese, através do encurtamento do intervalo QT. Derivados sintéticos da testosterona como os Esteróides Anabólicos Androgênicos (EAAS) são frequentemente utilizados de forma abusiva por atletas para aumento de massa muscular. Desta forma, a presença do intervalo QT curto poderia ser usada como marcador do uso abusivo de EEAS em pacientes atletas.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar caso de abuso de EEAS em paciente com presença de encurtamento do intervalo QT, relacionando o uso da droga a alteração cardíaca.

Delineamento e Métodos

MÉTODO: Relato de Caso.

Resultados

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 37 anos, em acompanhamento clinico, no interior do Paraná. Nega comorbidades, vícios e alergias. É atleta praticante de Jiu-jitsu, com histórico de teste ergométrico e ecocardiograma cardíaco anuais em 2019 sem particularidades. Em abril de 2022, o teste ergométrico e exame de Holter demonstraram um intervalo QT curto (310ms). Após anamnese para investigação clínica, o paciente relata uso de Deca Durabolin ® ️ (Nandrolona) 1ml e Testoviron Depot ® (Enantato de Testosterona) 1ml, ambos duas vezes por semana, por 3 meses. Testes genéticos relacionados à Síndrome do QT curto foram realizados para diagnóstico diferencial, sem alterações. Foi solicitada a suspensão do uso de EAAS e retorno em 6 meses para reavaliação. Em janeiro de 2023, após a suspensão das drogas, foi realizado Holter e teste ergométrico, ambos sem alterações.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: As evidências científicas atuais apoiam a relação do intervalo QT curto e o abuso de EAAS, no entanto, ainda não é permitido o seu uso como método de triagem e rastreio de atletas em uso de EAAS. Assim, destaca-se a importância do desenvolvimento e utilização de um teste de triagem com especificidade e sensibilidade suficientes para rastrear o abuso de EAAS em atletas.

Palavras Chave

PALAVRAS-CHAVE: Testosterona; Intervalo QT; Esteróide Anabólico;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LUIZA LOPES PLEWKA, BRUNA SEFFRIN SOARES, BRUNO PEREIRA CORDEIRO, MICHELLE SIMÃO