Dados do Trabalho


Título

ARTERITE DE TAKAYASU: RELATO DE CASO DE ANEURISMA EM AORTA TORACICA ASCENDENTE COM CORREÇAO CIRURGICA E EVOLUÇAO FAVORAVEL

Fundamentação teórica/Introdução

A Arterite de Takayasu é uma vasculite em grandes vasos, de etiologia desconhecida, que provoca injúria em aorta e seus ramos. Epidemiologicamente acomete com mais frequência mulheres jovens, abaixo de 40 anos, de raça negra, sendo diagnosticada de forma clínica e radiológica.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente diagnosticada com Arterite de Takayasu que evoluiu para aneurisma em aorta torácica ascendente com correção cirúrgica e evolução favorável.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de uma paciente atendida em Governador Valadares - MG, cujos dados foram obtidos do prontuário da paciente e revisão de literatura.

Resultados

GSM, 36 anos, sexo feminino, negra, hipertensa, deu entrada em março de 2023 em uma unidade hospitalar do munícipio de Governador Valadares - MG com queixa de dispneia aos esforços, vertigem, dor torácica, parestesia em membro superior e inferior esquerdo, claudicação de membros e cefaleia tensional intensa com piora aos picos de hipertensão. Ao exame físico apresentava pulsos assimétricos e sopro sistólico em foco mitral. Relatou que em janeiro de 2023 foi avaliada por um cardiologista e realizou ecodopplercardiograma transtorácico que concluiu: aorta ascendente 49mm, dilatação importante da aorta ascendente (aneurisma), insuficiência aórtica de grau moderado e remodelamento concêntrico em ventrículo esquerdo. A paciente foi internada sob os cuidados da cardiologia que após avaliação interrogou o diagnóstico de Arterite de Takayasu e procedeu com correção cirúrgica de aneurisma em aorta torácica ascendente com implante de prótese de Dacron 30mm. Após a alta, foi encaminhada para acompanhamento ambulatorial com o reumatologista que confirmou o diagnóstico de Arterite de Takayasu mediante os dados clínicos, exames laboratoriais com marcadores infamatórios e exame de imagem, sendo tratada com uso de corticoide. Além disso, realiza acompanhamento mensal com o cardiologista para revisão do quadro clínico e controle pressórico.

Conclusões/Considerações Finais

A paciente em questão apresentou melhora significativa dos sinais e sintomas após o tratamento instituído. Portanto, o diagnóstico diferencial de Arterite de Takayasu é de suma importância em pacientes com insuficiência aórtica, pois assim é possível o diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida.

Palavras Chave

Arterite de Takayasu; Aorta torácica ascendente; Vasculite de grandes vasos.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ARIELY NUNES BRITO, ELON SAUDE CAIRES, POLIANA LIBORIO DOS SANTOS VILLAS BOAS, CARLOS ROBERTO FREITAS