Dados do Trabalho


Título

ENCEFALITE VIRAL POR PRIMOINFECÇAO POR VARICELA EM PACIENTE IDOSO: DESAFIO DIAGNOSTICO

Fundamentação teórica/Introdução

O quadro de rebaixamento do nível de consciência em pacientes idosos no pronto socorro e muito frequente, atribuídos a diversas causas, e em muitos casos difíceis de serem identificadas. Muitas vezes o diagnóstico etiológico se torna difícil devido a fatores confundidores, como polifarmácia, múltiplas comorbidades, transtornos cognitivos e psiquiátricos de base. Ademais, manifestações atípicas de quadros infecciosos agudos devem ser consideradas com baixo limiar de suspeição, como meningites e encefalites, considerando a morbimortalidade associada na ausência de tratamento precoce

Objetivos

Discutir caso de varicela-zoster em sistema nervoso central em paciente idosa

Delineamento e Métodos

Relato de caso de paciente acompanhada por serviço de clinica medica em serviço quaternario.

Resultados

Paciente de 79 anos, feminina, previamente independente para atividades básicas e instrumentais de vida diária, portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus, em uso de hidroclorotiazida, metformina, alopurinol, sinvastatina e enalapril. Comparece ao pronto atendimento apresentando quadro de lesões vesiculares em pé esquerdo, com evolução de uma semana e progressão ascendente até região cervical, associada a quadro confusional e sonolência. Paciente não apresentou febre ou outros comemorativos. Inicialmente tratada com antibióticos para suposto quadro cutâneo bacteriano porém paciente não teve melhora clínica. A admissão apresentava rebaixamento do nível de consciência sem déficits motores ou sinais meníngeos e lesões polifórmicas, em múltiplos estágios evolutivos, acometendo dimidio esquerdo. Ainda, eram evidenciadas algumas lesões em membro inferior esquerdo, caracterizadas como pústulas Exames laboratoriais identificavam leucometria normal com linfocitose discreta, marcadores inflamatórios baixos e hiponatremia leve. Após dois dias de internação paciente evolui com piora de rebaixamento do nível de consciência, sendo coletados exames laboratoriais e expandida antibioticoterapia para cobertura de sistema nervoso central, incluindo vírus herpes, além da coleta de liquor, com pesquisa de painel viral que isolou vírus varicela. Alta apos periodo em UTI sem lesão de outros órgãos, em reabilitação motora mas sem déficits porém com confusão mental mantida.

Conclusões/Considerações Finais

Considerando paciente idosa com múltiplas possibilidades para justificar rebaixamento do nível de consciência é importante se atentar para diagnostico de acometimento de sistema nervoso central por processo infeccioso, em especial quadros virais.

Palavras Chave

Varicela, Herpesvírus Humano 3, Encefalite Viral

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Assistencia Medica ao Servidor do Estado de Sao Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA JULIA TORRES LIRA, MARCELO BRANDAO JACOB, CRISTIANE BITENCOURT DIAS