Dados do Trabalho


Título

PACIENTE COM CRISE TIREOTOXICA ASSOCIADA A INSUFICIENCIA CARDIACA

Fundamentação teórica/Introdução

O hipertireoidismo, cuja principal causa é a Doença de Graves, é a condição na qual existe um funcionamento inapropriado da glândula tireoide, levando a uma produção excessiva de hormônios T3 e T4 livre. A falha em administrar o tratamento adequado pode levar a vários problemas cardíacos, incluindo a insuficiência cardíaca (IC).

Objetivos

O Relatar uma paciente com crise tireotóxica associada Insuficiência Cardíaca.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino apresentou sinais de insuficiência cardíaca e de tireotoxicose, foi diagnosticada com hipertireoidismo (Doença de Graves) em 2022. Em 2023, não apresentou melhoras e interrompeu o tratamento do hipertireoidismo por conta própria, apresentou piora da fração de ejeção (42 % em janeiro e 35% em março), em 2022 tinha uma fração de ejeção de 65%. Foi encaminhada a Fundação Hospital Adriano Jorge para a compensação do quadro de Insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e do quadro tireotóxico (T4 livre: 4,64 e TSH 0,01) , apresentava os sinais da Doença de Graves com a presença de bócio, exoftalmia e taquicardia, durante a internação deu início ao uso betabloqueador (Bisoprolol) com dose de 10 mg/dia com tolerância pressórica e sem repercussão hemodinâmica , também foi reiniciado o uso do Tapazol de 20mg/dia (desde 26/05) com último exame do dia 28/06 (0,38 ng/dL) evidenciando hipotireoidismo assintomática, porém, não foi retirado devido a orientação da endocrinologista.

Conclusões/Considerações Finais

Sendo assim, a paciente recebeu alta e segue em acompanhamento ambulatorial, aguardando para que seja iniciado o tratamento com Iodoterapia, uma vez que não suporta um tratamento mais prolongado com DAT.

Palavras Chave

Hipertireoidismo; Doença de Graves; Insuficiência Cardíaca; Crise tireotóxica.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Hospital Adriano Jorge - Amazonas - Brasil

Autores

MARYSTELA BATISTA MARTINS, LARISSA DE OLIVEIRA SANGUINO, BÁRBARA ALMEIDA CRUZ, JANAÍNA GOMES DA ROCHA