Dados do Trabalho


Título

DOENÇA RELACIONADA A IMUNOGLOBULINA 4 E DOENÇA DE LYME: UMA ASSOCIAÇAO QUE DEVE SER LEMBRADA

Fundamentação teórica/Introdução

A doença relacionada à imunoglobulina 4 (IgG4-RD) é uma doença imunológica incomum que possui diversas causas, entre elas a Doença de Lyme (DL), e costuma afetar vários órgãos e tecidos com massas que se assemelham a um tumor e/ou aumento indolor, podendo abranger tanto o sistema nervoso central quanto periférico. A dificuldade de realizar o diagnóstico precoce e definitivo da Paquimeningite secundária a DL e IGG4-RD, por ser uma causa rara de sintomas neurológicos, geralmente requer uma interpretação perspicaz da patologia e uma rigorosa correlação clínico patológica e radiológica.

Objetivos

O trabalho tem por objetivo evidenciar a importância de correlacionar a paquimeningite com a DL e IGG4-RD, devido ao diagnóstico precoce dessa condição ser decisivo ao prognóstico do paciente. O diagnóstico etiológico preciso desse quadro é um desafio, entretanto, quando feito em tempo, possibilita a reversão do quadro. A DL é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi sensu lato, pertencente ao grupo das espiroquetas, a infecção ocorre pela picada de carrapatos pertencentes ao complexo Ixodes ricinus e apresenta comprometimentos sistêmico, neurológico e cardíaco, que podem acontecer simultâneo ou isoladamente.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Paciente G.G.P, 71 anos, feminina, iniciou em 22/08/2022 com cefaleia persistente. Além disso, refere esquecimento e confusão mental. Nega etilismo e tabagismo. Nega comorbidades e outras cirurgias. No exame físico, apenas hiperreflexia global +++/4. Foi realizada a dosagem de IGG4, com resultado de 155,6 mg/dL (valor de referência: 3,9 a 86,4). Além disso, foi feita a sorologia para Borrelia burgdorferi, com IGM reagente. Na ressonância magnética do encéfalo realizada em 17/02/2023 foram relatados achados de paquimeningite difusa. O tratamento foi realizado com doxiciclina e prednisona por 30 dias e obteve melhora dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

Evidencia-se, assim, a importância do diagnóstico precoce da IGG4-RD, DL e sua correlação com a Paquimeningite, o qual permite que o tratamento seja implantado de maneira correta e evite as possíveis complicações da doença, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A paciente do relato permanece em acompanhamento, com melhora neurológica evolutiva e fará um novo exame de imagem de controle em 6 meses.

Palavras Chave

IGG4-RD; Doença de Lyme; Paquimeningite; Sistema Nervoso.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ASSIA JIHAD JOMAA, ELENARA BRIDA RIBEIRO ASSIS, LUNA CASSIA BONOMO, MURILO HENRIQUE MEURER, RENATO ENDLER IACHINSKI