Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA DE PROSTATA COM METASTASES OSSEAS E CEREBRAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer de próstata representa um importante problema de saúde pública, sendo o segundo câncer mais comum entre a população masculina e um significativo fator causal de óbito quando diagnosticado tardiamente.

Objetivos

Demonstrar a condução de uma situação clínica decorrente de uma doença de alta prevalência, com sítio metastático atípico, facilitando o reconhecimento precoce do quadro.

Delineamento e Métodos

Estudo do tipo relato de caso clínico.

Resultados

Sexo masculino, 64 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, doença de Parkinson e adenocarcinoma de próstata com metástases ósseas na ocasião do diagnóstico. Iniciou quadro de rebaixamento do nível de consciência, evoluindo, desde então, com sonolência importante, anorexia e perda da interação com familiares. O paciente fazia uso de haloperidol, prescrito há cerca de duas semanas no contexto de agitação e agressividade, surgidas nos últimos três meses. À admissão hospitalar apresentava abertura ocular ao chamado, sem interação com o examinador, sem sinais neurológicos focais ou demais alterações. Os exames laboratoriais demonstraram PSA total de 802, análise de líquor com hiperproteinorraquia, aumento discreto de LDH, pleocitose com predomínio de mononucleares, e citologia oncótica negativa. Em um primeiro momento, a redução do nível de consciência foi atribuída à intoxicação por haloperidol cursando com quadro de síndrome neuroléptica maligna. Todavia, mesmo após a suspensão do medicamento, o quadro se manteve. Solicitou-se, então, uma tomografia computadorizada de crânio, a qual evidenciou lesão hiperdensa na região parieto-occipital associada a diversas outras lesões de aspecto semelhante junto à foice, com edema perilesional, sugestivas de implantes durais secundários. Nessa perspectiva, alinhou-se com familiares e Comissão de Cuidados Paliativos a não implementação de medidas desproporcionais, tendo sido mantidas dexametasona e analgesia para conforto.

Conclusões/Considerações Finais

O envolvimento do sistema nervoso central por metástases de adenocarcinoma de próstata é raro. Os locais mais acometidos são: leptomeninges, hemisférios cerebrais e cerebelo. A maioria desses pacientes encontram-se em péssimo estado geral e com envolvimento de outros órgãos, levando assim a prognósticos desfavoráveis.

Palavras Chave

Câncer de próstata, Metástases, Adenocarcinoma de próstata

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA LUIZA COPELLO, GABRIELLA PINHEIRO BRAMILI, LARISSA PARADA LEITE, MARCUS VINÍCIUS COPELLO, BERNARDO VELLOSO BAMBIRRA